Por Cb França - CCS em Quinta, 06 Julho 2017
Categoria: Notícias Institucionais

APH de emergência é debatido em reunião

Na tarde desta quarta-feira durante a reunião do Conselho Estadual de Saúde- CES, na Secretaria de Saúde do Estado o gerente estadual do Samu, Tenente Coronel BM João Batista Cordeiro Junior, apresentou alguns aspectos importantes do atendimento pré-hospitalar de emergência realizado no estado pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelo Serviço Móvel de Urgência- SAMU.

Profundo conhecedor do tema, João Batista lidera a construção de um novo modelo de atendimento emergencial, construído com eficiência e visando melhorar o tempo de pronta resposta à população. “As pessoas não querem saber quem vai atendê-las, se o SAMU ou o Corpo de Bombeiros Militar, o que elas querem, numa situação de emergência, é um atendimento rápido e eficaz, que resolva o problema ou que garanta a sobrevida até a chegada a uma unidade de saúde”, afirmou.

Para João Batista, os conselheiros receberam bem as propostas apresentadas e participaram ativamente da discussão, apontando necessidades a serem ainda aprimoradas no sistema e avaliando positivamente algumas estratégias já alinhadas. Se há duas instituições, atuando nas mesmas áreas nada mais racional que somem esforços para ambas serem aprimoradas.

João Batista diz que em algumas cidades do estado, inclusive no atendimento aéreo de emergência, com uso das aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar, os profissionais do SAMU e do CBMSC já trabalham juntos e integrados desde o início. “ Sob esses aspectos integrar o sistema não é novidade”, afirma.

Na tarde desta quinta-feira, 6, a equipe gestora estará em Blumenau, na sede do 3° Batalhão de Bombeiros Militar para debater a necessidade e importância de unificação e fortalecimento do sistema de atendimento pré-hospitalar na região.

Créditos: Krislei Oechsler- Jornalista
CCS-CBMSC