Por Cb França - CCS em Terça, 17 Março 2020
Categoria: Notícias Institucionais

Batalhão de Operações Aéreas Recebem Instrução de Apneia

O condicionamento físico é inerente e essencial para a atividade Bombeiro Militar. As atividades desempenhadas por pilotos e tripulantes operacionais, além de destreza, exigem uma constante preparação dos militares, haja vista as situações cotidianas as quais se depara o Batalhão de Operações Aéreas. As ocorrências as quais envolvem ambiente aquático exigem fortemente a capacidade cardiorrespiratória, havendo a necessidade de aprimoramento contínuo.

Na ânsia por novos conhecimentos técnicos relacionados a atividade bem como no intuito de melhora cada vez mais o serviço prestado por nossa Corporação, no dia 15 de Março, os integrantes do Batalhão de Operações Aéreas receberam capacitação a respeito de “apneia”. Na oportunidade, a instrução também foi estendida aos Alunos Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, os quais participaram em grande número.

A Instrução foi realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis, e foi ministrada pelo atleta Ricardo Branco, natural de Caxias do Sul, o qual é uma referência nacional no assunto, sendo recordista nacional em algumas modalidades esportivas de apneia estática.

A capacitação buscou desenvolver a capacidade cardiorrespiratória através de técnicas as quais foram voltadas para a melhora da apneia. Na ocasião, os Bombeiros Militares do BOA tiveram a oportunidade de conhecer quais são os procedimentos mais utilizados tanto na teoria quanto na prática.

Entendendo a Apneia

O termo apneia designa a suspensão voluntária momentânea da respiração ou a interrupção da comunicação do ar atmosférico com as vias aéreas e pulmões. Apesar da parada respiratória momentânea, ainda há necessidade de oxigênio pelo organismo, o qual é fornecido suficientemente pelos pulmões, mesmo sem o contato com o ar atmosférico. Desse modo, os seres humanos, em média, suportam cerca de 2 minutos. Alguns atletas especialistas conseguem ultrapassar os 5 minutos, mantendo a lucidez.


O Batalhão de Operações Aéreas agradece a presença e a instrução ministrada pelo Senhor Ricardo Branco, a qual foi de grande valia para nossa unidade aérea!

Créditos:
Texto e foto: Comunicação Social do Batalhão de Operações Aéreas - BOA / CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina