Por Cb França - CCS em Quinta, 08 Junho 2017
Categoria: Notícias Institucionais

Bebê é salvo por telefone em Rio do Sul

Um bebê recém-nascido foi salvo na noite desta quarta-feira (07/06) em Rio do Sul, após o pai receber orientações pelo telefone de emergências do Corpo de Bombeiros Militar – 193. O bebê engasgou-se após a amamentação e foi socorrido pelos pais mediante as orientações que foram repassadas pelo atendente, Soldado BM Jonathan Venturi. Atualmente, a Central que recebe os chamados de emergência está localizada no colégio Dom Bosco, em virtude da enchente ter atingido o quartel do CBMSC da cidade.

O pai da criança relatou ao telefone que o filho havia se engasgado e que não estava respondendo a estímulos, sem respirar e com a pele azulada. Desesperado, ligou para o 193 enquanto a mãe tentava reanimar a criança. O bombeiro constatou que não daria tempo de uma ambulância chegar até o local, e então passou as orientações de tapotagem (manobra utilizada em casos de obstrução de vias aéreas em lactentes). A mãe fazia o procedimento enquanto o pai permanecia na linha telefônica com o bombeiro.

Apesar da ligação ter sido breve, o soldado Jonathan disse que se sentiu aliviado após ouvir ao fundo da ligação o choro do bebê.

Mesmo após o recém nascido ter voltado a respirar, uma guarnição da viatura ASU-Auto Socorro de Urgência foi encaminhada ao local e verificou que os sinais vitais da criança estavam estáveis. A ocorrência foi atendida pelo Cabo BM Ortiz e Bombeiros Comunitários Magnani e Lunelli.

Texto: Aluna Cadete BM Fernanda Correia Reck / Fotos: Aluno BM Cadete Germanovix e Guarnição de serviço