Por Sgt França - CCS em Segunda, 15 Mai 2017
Categoria: Notícias Institucionais

Bombeiros de Santa Catarina salvam Bombeiro do Rio Grande do Sul

Uma ocorrência inusitada no início do mês de abril teve um desfecho feliz nesta quinta-feira 11, com a alta hospitalar do paciente, um Bombeiro Militar do Rio Grande do Sul, ou como é conhecido lá, um “Brigadiano”, que foi reanimado três vezes pelos bombeiros catarinenses do quartel de Canasvieiras, no Norte da Ilha.

Passava da 1h da madrugada do dia 3 de abril de 2017, quando o alarme tocou no quartel e a equipe do ASU deslocou para o atendimento a uma pessoa que estava passando mal, numa pousada em Canasvieiras. No local, a guarnição encontrou um homem de meia idade, com sinais vitais instáveis e agitação. Como havia alteração nos batimentos cardíacos e na respiração, os bombeiros decidiram transportá-lo até a unidade hospitalar mais próxima. Ocorre que, ao chegar na viatura, o homem teve a primeira parada cardiorrespiratória. Imediatamente, os bombeiros iniciaram as manobras de massagem cardíaca e ventilação, enquanto a viatura deslocava para o hospital. No caminho, o homem foi desfibrilado, com choque na região torácica, o que o fez retomar batimentos e voltar a respirar.

Entretanto, ao chegar na Unidade de Pronto Atendimento, ele sofreu a segunda parada cardíaca e os procedimentos foram retomados até que os médicos iniciassem a entubação e uso de medicação, e, mais uma vez, foram retomados os batimentos cardíacos e a respiração. Minutos depois, uma nova parada- a terceira, fez com que os bombeiros catarinenses voltassem para os procedimentos de reanimação, até que ele fosse estabilizado novamente.

Quando a guarnição estava votando ao quartel, ao preencher a ficha da ocorrência, juntamente com a esposa da vítima, esta relatou que se tratava de um “Brigadiano”, um Bombeiro do Rio Grande do Sul, que havia dado entrada na documentação para se aposentar e por isso, decidiu curtir os últimos dias de férias em Florianópolis.

“Somente no final da ocorrência, percebemos que era um irmão de farda e o que nos deixou muito felizes foi o desfecho positivo desse caso. Hoje o amigo “Brigadiano” teve alta hospitalar sem nenhuma sequela”. Comemorou a guarnição que o atendeu.

Informações: 1°Batalhão de Bombeiros Militar

Texto: Krislei Oechsler