O Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo realizou na última semana um treinamento e aperfeiçoamento para combate a incêndios em silos, construções destinadas ao armazenamento e conservação de grãos secos, sementes e cereais.
Dentro dos silos existem os secadores, que trabalham com altas temperaturas e partículas muito pequenas e resíduos do grão. Com a liberação de gases por parte dos grãos que ainda não passaram pela secadora, estas estruturas tornam-se as que normalmente causam os focos de incêndio.
O combate realizado deverá ser em maior monta por abafamento, sem utilizar água, pois podem haver focos de incêndio nas câmaras dos secadores. Para utilização da água, pode-se utilizar apenas o acesso com água direto ao foco para evitar as labaredas.
São agravantes da operação as altas temperaturas, a baixa iluminação, a presença de fuligem e o acesso ao foco. Durante os meses de março e abril há maior incidência do sinistro, período que a safra encontra-se no ápice.
Sendo Santa Catarina um importante produtor de grãos, este tipo de estrutura multiplica-se pelo Estado, assim o treinamento torna-se de grande valia para a corporação e foi realizado em parceria com a Coopervil, Cooperativa local.
Créditos: Soldado BM Everton Kleinübing Kafer