Por Monica - CCS em Segunda, 03 Junho 2024
Categoria: Notícias Institucionais

BOMBEIROS DE MINAS GERAIS REALIZAM VISITA TÉCNICA AO CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu a visita técnica de uma comitiva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A equipe mineira visitou a sala de instrução do 11º BBM, em Joaçaba, além das sedes em Laguna e Balneário Camboriú. 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu a visita técnica de uma comitiva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Comandada pelo capitão Falcão, Coordenador Temático Operacional de Combate a Incêndio Urbano da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a comitiva foi recepcionada pelo tenente coronel Leal, presidente da Coordenadoria de Combate a Incêndio Urbano do CBMSC.

A equipe mineira iniciou as atividades entre os dias 20 e 23 de maio, na sala de instrução do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) em Joaçaba, onde também está em funcionamento um Centro de Treinamento de Combate a Incêndio Urbano (CTCIU).

Durante a recepção, foram apresentados dados referentes às ações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, especialmente nas operações de Combate a Incêndio Urbano. Em seguida, a equipe de instrutores do CTCIU do 11º BBM compartilhou de forma teórica e prática, algumas ações atualmente empregadas pela corporação catarinense, principalmente o Ataque Coordenado, onde é aplicada a junção de ações táticas.

Nesta ação, é também utilizado o ventilador de combate a incêndio, equipamento amplamente utilizado pelo CBMSC e reconhecido nacionalmente pelo domínio da técnica de Ataque por Pressão Positiva, sendo recorrentes as visitas técnicas de bombeiros militares de outros estados para conhecimento e aprimoramento dessa doutrina.

Nos dias seguintes, a comitiva visitou o Centro de Referência e Inovação em Combate a Incêndio Urbano (CRICIU) com sede em Laguna e, por fim, a sede do 13º BBM, com sede em Balneário Camboriú. Em Laguna, foram compartilhados os planos e projetos das futuras instalações de treinamento e pesquisa em combate a incêndio a serem instalados no local.

A futura estrutura contará com uma ampla área de contêineres com diferentes formatos de treinamentos, para atuação em edificações residenciais, comerciais, ambientes de grande volume, hotelaria, entre outros. Tudo com aferições de temperatura, fluxo de calor, diferencial de pressão e outros parâmetros necessários para validação e estudo da ciência por trás da atividade de combate. 

Por fim, a passagem por Balneário Camboriú deu foco ao desafio encontrado nos edifícios de grande altura. Além de discussões sobre táticas e protocolos de atendimento, a equipe visitou o maior prédio residencial do Brasil, com 81 andares. O edifício conta com sistemas de prevenção contra incêndios singulares, como elevadores de emergência e detecção de fumaça ao longo dos fossos de todos os elevadores (de emergência, de serviço e sociais).

A etapa de instruções em Joaçaba foram conduzidas pelo major Schpil, 3º sargento Thiago, 3º sargento Leno, 3º sargento Azevedo, 3º sargento David, soldado Borba e bombeiros comunitários Braga e Machado. As etapas de Laguna e Balneário Camboriú foram conduzidas pelo capitão Neto, subtenente Robson, sargento de Lima e bombeiros comunitários Sérgio e Alexandre.


Créditos:
Texto: Major Ilton Schpil/ Cabo Vanessa Kinak Braganholo/ Mônica Andrade
Imagens: Divulgação 11°BBM/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados