Por Cb França - CCS em Segunda, 18 Setembro 2017
Categoria: Notícias Institucionais

Bombeiros Militares catarinenses participam de curso na Colômbia

Entre os dias 03 e 10 de setembro, o Curso Internacional de Combate a Incêndios em Ambientes Confinados foi realizado em Cali, na Colômbia, organizado pelo Corpo de Bombeiros de Santiago de Cali.

O curso contou com a participação de Bombeiros do México, Panamá, Colômbia, Equador e Argentina. Do Brasil, representando o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), estiveram presentes o 2º Tenente BM, Henrique José Schuelter Nunes e o 2º Tenente BM, Walter Pereira de Mendonça Neto.

A Organização de Bombeiros Americanos (OBA) é a maior organização mundial de cooperação entre Corpos de Bombeiros com representantes de 17 diferentes países do continente americano. Por meio do incentivo à profissionalização, a OBA busca a redução do risco de desastres em nosso continente, proporcionando padronizações internacionais de trabalho e inovações tecnológicas na área de Bombeiro.

Durante toda a semana de curso, foram realizadas instruções práticas e teóricas acerca do comportamento do fogo e seus efeitos para os profissionais que ficam por muito tempo submetidos a altas temperaturas, provocadas pelo calor das chamas. Tudo para que os participantes possam aprimorar as técnicas de combate a incêndio de maneira eficaz e zelar pela segurança das equipes. Alguns assuntos abordados foram: fisiologia da respiração humana, efeitos fisiológicos de altas temperaturas, comportamento do fogo em ambientes confinados, sistema de comando de incidentes em operações de incêndio, técnicas e táticas de extinção de incêndios em ambientes confinados, finalizando com avaliações teóricas e práticas, tudo com foco na utilização mínima de água para o combate.

Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a rotina operacional do Corpo de Bombeiros de Santiago de Cali, através da realização de um estágio de 36 horas nos 11 quarteis da cidade, participando ativamente da preparação da atividade e do atendimento de ocorrências. Este intercâmbio de conhecimentos, rotinas, táticas e técnicas de combate a incêndios é fundamental para o aprimoramento da atividade.

Créditos: 2º Tenente BM Henrique José Schuelter Nunes – Comandante do 3º/3ª/8º BBM