Por Cb França - CCS em Quarta, 26 Abril 2017
Categoria: Notícias Operacionais

Bombeiros montam operação para atendimentos a vítimas de vendaval

As fortes rajadas de vento que atingiram o Litoral Norte na noite e madrugada de hoje (26) trouxeram estragos em várias cidades. Uma das mais afetadas foi Itajaí, onde três pessoas morreram eletrocutadas, sendo um adolescente e duas crianças. O Corpo de Bombeiros Militar montou um Sistema de Comando de Operações (SCO), na cidade, sede do 7° Batalhão de Bombeiro Militar. A sistemática reúne várias forças num mesmo local para facilitar e agilizar os atendimentos decorrentes dos ventos. Equipes de Forças-tarefa de Blumenau (FT03) e de Itajaí (FT07) foram acionadas.

Os trabalhos do Corpo de Bombeiros de Itajaí e região se concentram ainda na desobstrução de rodovias e estradas em decorrência das inúmeras árvores que caíram na cidade. Muitas casas também foram danificadas e destelhadas.

Até o começo desta tarde ainda havia vários pontos sem energia elétrica em Balneário Camboriú e região. Em São Francisco do Sul, praticamente toda a cidade ainda estava sem energia. A Celesc trabalha para restabelecer toda a rede no Litoral Sul catarinense.

De acordo com o Cel BM César Assumpção Nunes Pires, Comandante Regional do Litoral, uma reunião no começo da tarde de hoje reunirá representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Prefeitura de Itajaí e de outras autoridades municipais e estaduais para contabilizar os estragos, avaliar os atendimentos prestados e verificar se há a necessidade de manter a concentração dos trabalhos na região. “Tudo vai depender da previsão meteorológica para os próximos dias”, disse.

Já no Oeste do estado apesar das inúmeras ocorrências referentes a destelhamentos e quedas de árvores, não houve vítimas. De acordo com o comandante interino do 14°Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Xanxerê, Major Walter Parizotto, não foi preciso acionar a Força-tarefa, pois as equipes das guarnições estão conseguindo atender a demanda, que também se concentra no corte de árvores para desobstrução de ruas.