Por Cb França - CCS em Quarta, 13 Setembro 2017
Categoria: Notícias Institucionais

Bombeiros passam a noite em campo de treinamento em Tijucas

Cerca de 60 pessoas, entre alunos do Curso de Formação de Oficiais e Bombeiros Militares que coordenam os trabalhos de treinamento e que administram a estrutura montada para a realização das atividades, passaram a noite acampados no Centro de Treinamento de Busca e Regaste em Estruturas Colapsadas- CTBREC, em Tijucas. Eles estão envolvidos, desde o começo desta semana, num mega treinamento para administração e gerenciamento de ocorrências de grande vulto, que podem estar relacionadas a desastres naturais.

Para que os Bombeiros possam praticar e aprimorar as técnicas de resgate, uma grande ocorrência foi simulada no local: A queda de uma aeronave de médio porte, com cerca de 40 pessoas a bordo, teria caído num terreno na região de Tijucas. A notícia foi dada ontem de surpresa aos alunos, que foram divididos em equipes e passaram grande parte da noite administrando a situação, com atendimento a feridos, busca de cadáveres e informações a familiares e imprensa. “A ideia é criar num cenário simulado, o que poderia ser na realidade uma ocorrência de grande vulto”, disse o Coronel Aldo Baptista Neto.

Ainda, para o Coronel Neto, a simulação do acidente aéreo rememora o sofrido com o time da Chapecoense em novembro de 2016. "A área onde caiu a aeronave na Colômbia era de difícil acesso e naquela ocasião, os Bombeiros, também tiveram de trabalhar para buscar os feridos presos em ferragens e na vegetação e depois, no resgate dos corpos das vítimas", disse.

Durante todo o dia de hoje, os alunos terão instruções sobre resgates de vítimas em estruturas colapsadas e retirada de escombros, com corte e remoção de lajes, estruturas ferrosas e metálicas compactadas, com manejo e utilização de ferramental apropriado. O dia de ontem foi dedicado ás práticas de transporte de vítimas com macas em locais de difícil acesso, como galerias e escombros.

Ainda ontem durante a noite, os alunos começaram a empregar o uso de cães nas operações de busca e resgate.

Texto: Krislei Oechsler

Fotos: Corpo de Bombeiros Militar

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar