Por Vitória Alves Pinheiro em Terça, 19 Agosto 2025
Categoria: Notícias Operacionais

BOMBEIROS REALIZAM RESGATE DE CAVALO QUE CAIU EM POÇO EM CRICIÚMA

 Na tarde de segunda-feira, 18, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Criciúma, foram acionadas para o resgate de um cavalo que havia caído em um poço com água, no bairro Linha Batista.

Na tarde de segunda-feira, 18, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Criciúma, foram acionadas para o resgate de um cavalo que havia caído em um poço com água, no bairro Linha Batista.

Segundo pessoas que estavam no local, o cavalo era um animal adulto de 13 anos. Ele estava a cerca de sete metros de profundidade, em um um espaço estreito e de difícil acesso, ao lado de uma casa desabitada.

Para a operação, as equipes das viaturas AR-236 e ABTR-128 utilizaram uma escada prolongável para acesso e fitas de tração fixadas no tórax e abdômen do animal, que possibilitaram o içamento. O trabalho contou com o apoio de um caminhão munk disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Criciúma.

Durante o resgate, também foi necessária a utilização de uma bomba submersível elétrica para retirada da água do poço, reduzindo o risco de afogamento e facilitando a ancoragem das fitas. A operação foi considerada complexa, tanto pelo peso e porte do cavalo quanto pelo comportamento agitado em alguns momentos, o que dificultou a aproximação dos bombeiros.

Após ser retirado do poço, o cavalo recebeu lavagem com mangueira de jardim e linha de combate a incêndio de 1 ½ polegada. Foram observados ferimentos leves nas pernas e um pequeno sangramento em um dos olhos, ficando o animal aos cuidados de seu responsável.

Ao final da ocorrência, os bombeiros realizaram a vedação do poço com tampas de concreto e o isolaram com fita zebrada, garantindo a segurança do local e prevenindo novos acidentes. 


Créditos:
Texto: Centro de Comunicação Social
Imagens: Divulgação CBMSC/Criciúma
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados