Por Sgt França - CCS em Sexta, 19 Mai 2017
Categoria: Notícias Operacionais

Homem resgatado de estrutura colapsada se recupera no hospital

O homem de 33 anos resgatado pelo Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, no último domingo 14, depois que uma laje caiu sobre ele no quintal de casa, continua se recuperando no Hospital Regional Regional Terezinha Gaio Basso. Ele teve várias fraturas em membros inferiores e vértebras da coluna cervical. Apesar disso, deverá se recuperar totalmente, sem sequelas, já que as lesões não atingiram a medula.

Nesta semana, o homem recebeu a visita dos bombeiros que auxiliaram nos trabalhos de retirada dele debaixo da laje. Os trabalhos para resgate levaram cerca de uma hora e meia. Foram necessárias várias técnicas e ferramentas adequadas para escorar a estrutura colapsada e remover a vítima da melhor maneira possível, evitando novas lesões.

Entenda o caso:

Na manhã do último domingo, 14, o Corpo de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste foi acionado para atender uma ocorrência em que a laje de uma casa colapsou e desabou sobre um homem de 33 anos, que retirava os escoramentos da estrutura.

O trabalho da equipe de resgate foi minucioso, visto que o corpo da vítima e principalmente sua cabeça ficaram presos entre duas lajes, a superior que desabou e outra inferior de uma fossa séptica.

Com a utilização de técnicas de busca e resgate em estruturas colapsadas (BREC), escoras, almofadas pneumáticas, ferramentas hidráulicas e manuais, após 1 hora e 30 minutos de operação a guarnição conseguiu realizar o resgate da vítima que ficou o tempo todo em contato com os bombeiros.

A vítima  apresentou múltiplas fraturas nos membros inferiores e em três vértebras, contudo, sem lesões na medula. Está sob cuidados médicos na enfermaria do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso em São Miguel do Oeste e seu estado de saúde é estável.