Um incêndio em uma edificação residencial no bairro Ingleses, em Florianópolis, na tarde desta quinta-feira, 24, por volta das 16h, mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Na ação seis pessoas foram resgatadas, além de três gatos e um cachorro.
Um incêndio em uma edificação residencial no bairro Ingleses, em Florianópolis, na tarde desta quinta-feira, 24, por volta das 16h, mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Na ação seis pessoas foram resgatadas, além de três gatos e um cachorro.
Ao chegar ao local, as equipes do caminhão (Auto Bomba Tanque Resgate - ABTR-179) e da ambulância (Auto Socorro de Urgência - ASU-391) do CBMSC em Florianópolis, constataram um incêndio em uma construção de três andares, feita em alvenaria, com área aproximada de 600 metros quadrados. Havia fogo e fumaça visíveis pelas janelas dos dois primeiros andares. A porta principal estava aberta, permitindo acesso imediato à edificação.
As equipes iniciaram o combate às chamas utilizando uma mangueira principal para conduzir a água até o local do incêndio e, a partir dela, montaram outra mangueira de combate direto, com dois trechos conectados, facilitando o acesso ao foco do fogo. O incêndio teve início no primeiro andar da edificação, originado a partir de um botijão de gás.
Como havia informações de pessoas no interior do prédio, as buscas foram priorizadas. Durante a operação, as equipes visualizaram moradores pedindo ajuda pelas janelas do segundo andar. Com o uso de uma escada, os bombeiros realizaram o resgate de seis pessoas, que foram retiradas uma a uma com o apoio da equipe no interior da edificação e de um bombeiro na área externa. Também foram resgatados com vida três gatos e um cachorro, que se encontravam dentro da edificação.
Uma das vítimas, uma mulher de 52 anos e moradora do apartamento onde o incêndio teve início, sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus. Ela foi atendida no local e encaminhada ao Hospital Governador Celso Ramos (HGCR) pela unidade avançada do SAMU. Outras duas crianças, de um apartamento vizinho, foram encaminhadas ao Hospital Infantil Joana de Gusmão devido à inalação de fumaça.
Foram utilizados cerca de mil litros de água no combate. Em seguida, foi realizada ventilação natural para remoção dos gases aquecidos do interior da estrutura. Dois apartamentos foram atingidos diretamente pelas chamas, e os demais foram afetados por fumaça e fuligem.
Orientações
Um dos grandes responsáveis por acidentes domésticos em residências é o popularmente chamado gás de cozinha, que é o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
Além do perigo dos vazamentos, outra preocupação deve ser o local onde o botijão será instalado. Com isso, o CBMSC alerta para os seguintes cuidados:
- Instale o botijão de GLP sempre do lado externo, em local ventilado. NUNCA deve ser colocado enterrado ou em compartimentos fechados e sem ventilação, tais como armários, vãos de escada e porões.
- Para evitar explosões, jamais instale o botijão próximo a desníveis, ralos ou em locais com escoamento de ar, já que o gás é mais pesado que o ar e pode se infiltrar nesses espaços.
- Compre o regulador de pressão e a mangueira em locais que forneçam produtos com certificação do INMETRO. Lembre-se de verificar a validade desses equipamentos — a data está gravada na mangueira.
Ao sentir cheiro de gás em casa:
- Feche o registro do gás imediatamente.
- Não acione interruptores de eletricidade.
- Saia do local e retire todas as pessoas.
- Se o ambiente estiver fechado, abra portas e janelas para permitir ventilação.
- Não produza faíscas — evite acender cigarro, isqueiro ou fósforo.
Créditos:
Texto: Soldado Hülse e estagiária Maria Worm
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.