Após quase um ano de treinamento intensivo, os cadetes do 3º semestre do Curso de Formação de Oficiais (3° CFO), começaram a incorporar a espada em seus treinamentos. Esta arma, símbolo da autoridade e do dever dos oficiais bombeiros militares, começou a ser utilizada nas aulas de Ordem Unida III, na qual os cadetes aprenderam os primeiros movimentos, tanto a pé firme quanto em movimento.
Após quase um ano de treinamento intensivo, os cadetes do 3º semestre Curso de Formação de Oficiais (3° CFO), começaram a incorporar a espada em seus treinamentos. Esta arma, símbolo da autoridade e do dever dos oficiais bombeiros militares, começou a ser utilizada nas aulas de Ordem Unida III, na qual os cadetes aprenderam os primeiros movimentos, tanto a pé firme quanto em movimento.
Em julho de 2024, uma cerimônia marcante foi realizada para marcar o primeiro contato dos cadetes com a espada que receberão futuramente. Em um evento repleto de simbolismo, idealizado e conduzido pelo major Alan Delei Cielusiski, as espadas foram apresentadas aos cadetes, no auditório do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM).
Esse rito de passagem, embora não oficial, visa preparar os futuros oficiais para a recepção formal da espada, que ocorrerá durante a cerimônia de Formatura da Espada, programada para 26 de setembro de 2025.
Além disso, em 1º de agosto de 2024, a Academia de Bombeiros Militar (ABM) realizou uma visita ao 63º Batalhão de Infantaria (63º BI) em Florianópolis. O 1º pelotão da ABM participou de uma palestra ministrada pelos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) sobre a história e a importância da espada de oficial. Os temas abordados incluíram a presença histórica da espada no Brasil, a figura do Patrono do Exército, Duque de Caxias, e os valores associados à espada.
A visita também incluiu um tour pelo Museu da 2ª Guerra Mundial, localizado no 63º BI, e uma explanação sobre o desenvolvimento do curso no NPOR, conduzida pelo instrutor sargento EB Anderson Souza. Por fim, o evento proporcionou momentos de interação entre os dois pelotões de alunos, da ABM e do NPOR, e culminou em uma troca de lembranças entre essas organizações, representadas pelo major Alan e o pelo tenente EB Guilherme Policarpo Milani, reforçando a camaradagem e a cooperação entre as instituições.
De acordo com os cadetes do 3° CFO, este processo de familiarização e treinamento com a espada representa uma etapa crucial na formação dos futuros oficiais do CBMSC, integrando tradição, história e dedicação ao serviço e à liderança.
O Curso de Formação de Oficiais teve início em 07 de agosto de 2023, no qual 16 cadetes ingressaram no CBMSC iniciando uma jornada que os prepara para a liderança e o serviço à comunidade.
Créditos:
Texto: Cadete Lucas de Souza
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.