A Defesa Civil de Gaspar, coordenada pela superintendente Ana Janaina Medeiros de Souza, capta e forma novos voluntários da comunidade anualmente para atuar na gestão de desastres em apoio ao órgão.
A Defesa Civil de Gaspar, coordenada pela superintendente Ana Janaina Medeiros de Souza, capta e forma novos voluntários da comunidade anualmente para atuar na gestão de desastres em apoio ao órgão. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) presente no município, sob o comando do tenente Levi Garcia Ribeiro, é um parceiro antigo nesse processo e, neste ano, não poderia ser diferente. Contando com a participação de três bombeiros militares (soldado Palandrani, soldado Amaral e soldado Vieira) e 04 bombeiros comunitários (Henrique, De Liz, Till e Vier), a corporação fez sua colaboração realizando treinamentos em algumas datas, as quais foram divididas em duas fases.
Primeiramente foi ministrado um treinamento sobre combate a incêndio durante a noite do dia 17 de maio no quartel da cidade. Esta atividade fez parte do cronograma curricular dos alunos, o qual abordou diversas áreas de conhecimento. Na ocasião, foi apresentado como funciona a rotina no quartel do CBMSC, além do tema principal, voltado para o aprendizado sobre o uso correto e adequado de extintores, o funcionamento do sistema preventivo de incêndio (o qual já se faz presente em diversas edificações onde a norma exige). Ainda, os alunos puderam vivenciar na prática a utilização dos equipamentos de combate a incêndio voltados a sua atuação na primeira resposta.
Por fim, a última atividade do curso foi realizada durante os dias 20 e 21 de maio, e foi composta por um acampamento na área rural de Gaspar, o qual contou com uma série de instruções e simulados.
Durante os treinamentos, os novos voluntários foram testados e submetidos a diversas atividades com o intuito de prepará-los para situações adversas que podem vir a acontecer em diferentes momentos de crise e/ou desastres. Foram submetidos a atividades de atendimento pré-hospitalar (APH), combate à incêndio, manejo de animais peçonhentos, treinamento com deslocamento por bússola, montagem de acampamento para descanso e, no final, um simulado que abordava as diversas áreas estudadas durante todo o curso.
Créditos:
Texto: soldado Aellyngton Palandrani da Silva e soldado Victor Hugo Amaral
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar e Defesa Civil de Gaspar
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.