Desde 2021, a corporação participa de dois programas governamentais de integridade, o Programa de Integridade e Compliance, no âmbito do Poder Executivo Estadual, e do Programa Nacional de Combate à Corrupção, no âmbito do Poder Executivo Federal.
Desde 2021, a corporação participa de dois programas governamentais de integridade, o Programa de Integridade e Compliance, no âmbito do Poder Executivo Estadual, e do Programa Nacional de Combate à Corrupção, no âmbito do Poder Executivo Federal.
Ambos programas expressam o comprometimento da instituição no combate à corrupção em todas as formas e contextos, bem como a integridade, a transparência pública e o controle social. Sob coordenação da Controladoria-Geral do Estado (CGE), no âmbito estadual, e a Controladoria-Geral da União (CGU), no âmbito federal, os programas buscam levantar, qualificar e gerenciar todos os riscos à integridade e como resultado estabelecer procedimentos internos de prevenção, detecção e correição de práticas de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e desvios éticos e de conduta.
No dia 11, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou a primeira reunião do Grupo de Trabalho, presidida pelo coronel Gustavo Eustáquio de Macedo Campos, controlador geral, para tratar do projeto de construção do Plano de Integridade e Compliance da corporação, em cumprimento da Lei Estadual nº. 17.715, de 23 de janeiro de 2019.
Participaram da reunião representantes dos setores: Controladoria-Geral do CBMSC, Seção de Planejamento de Operações, Estatística, Ensino e Instrução (BM-3), Corregedoria-Geral do CBMSC, Ouvidor-Geral do CBMSC, Gabinete do Comando-Geral, Centro de Comunicação Social, Assessoria Jurídica do CBMSC e o Núcleo de Projetos do CBMSC.
Após passar pela primeira etapa de diagnóstico, atualmente, o CBMSC encontra-se na segunda fase, na qual está em construção o documento formal da corporação à CGE: o Plano de Integridade e Compliance. Para o presidente do Grupo de Trabalho, coronel Gustavo, "estamos em uma oportunidade única, de comprometer que o futuro da instituição não se desvie do seu objetivo principal: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial, ética e eficiente".
Créditos:
Texto: major Guilherme Viríssimo da Serra Costa e Amanda Mendes - núcleo de projetos do CBMSC
Imagens: Controladoria- Geral do CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina