Na manhã desta terça-feira, 12, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participou do lançamento do Plano Estadual de Combate à Violência Contra Mulheres, realizado no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis. O evento começou às 10h e contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Boehm, do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel BM RR Flávio Rogério Pereira Graff, da secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont e do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, além de autoridades civis e militares.
A iniciativa integra as Forças de Segurança do Estado — CBMSC, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica — com o objetivo de fortalecer a rede de proteção às vítimas e reduzir os índices de violência, por meio de ações de prevenção, proteção e apoio às mulheres.
Entre as principais ações do CBMSC no Plano Estadual de Combate à Violência Contra Mulheres estão:
- Representação no Comitê Gestor Estadual
O CBMSC possui um representante nomeado junto ao Comitê Gestor Estadual do Plano. Esse Comitê, coordenado pela vice-governadora, reúne ainda representantes de outras forças de Segurança Pública, para que juntos possam planejar, monitorar e revisar as ações estratégicas do Plano. - Adoção de Diretrizes Operacionais para atendimento humanizado
Internamente, o CBMSC dispõe da Diretriz Operacional nº 42, que padroniza procedimentos para atendimento emergencial a mulheres vítimas de violência. Ela orienta desde o recebimento da ocorrência até o encaminhamento a órgãos especializados, garantindo segurança, sigilo, respeito à dignidade e preservação de vestígios. - Campanhas de conscientização e ações coordenadas
O CBMSC participa de operações integradas como a Operação Shamar, na qual executa ações como palestras educativas, treinamento de pessoal e, em datas simbólicas, alertas à sociedade — como por exemplo, com o acionamento de sirenes em todos os quartéis para chamar atenção sobre a importância do tema da violência contra a mulher.
Além das ações do CBMSC, o Governo de Santa Catarina implantou a criação de redes de enfrentamento: estabelecimento da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, com participação de órgãos públicos e sociedade civil, entre outras ações voltadas para a segurança das mulheres.
O lançamento integra as ações do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra as mulheres. Nos últimos cinco anos, Santa Catarina registrou média de 55 casos de feminicídio por ano, além de milhares de ocorrências de violência física, psicológica e sexual.
Créditos:
Texto: Centro de Comunicação Social - CCS/CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC/Soldado Murilo Damian Medeiros
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.