Por Vitória Alves Pinheiro em Quinta, 30 Abril 2026
Categoria: Notícias Institucionais

CBMSC REALIZA PASSAGEM DE COMANDO EM JOAÇABA, FORMA E PROMOVE BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou a solenidade de passagem de comando da 1ª Companhia do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), em Joaçaba, nesta semana. O evento também foi marcado pela formatura do Curso de Bombeiro Comunitário (CBC) e pela promoção de oficiais e bombeiros comunitários. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares. 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou a solenidade de passagem de comando da 1ª Companhia do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), em Joaçaba, nesta semana. O evento também foi marcado pela formatura do Curso de Bombeiro Comunitário (CBC) e pela promoção de oficiais e bombeiros comunitários. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares. 

A solenidade teve início com a promoção de 19 bombeiros comunitários e a formatura de novos nove BCs, que agora estão aptos a auxiliar as guarnições de serviço da corporação nas atividades operacionais ou a elas ligadas. O curso havia iniciado em 21 de agosto de 2025 e contou com carga horária de 445 horas/aula.

Durante o evento, realizou-se a promoção de dois oficiais e a passagem de comando da 1ª Companhia do 11º BBM de Joaçaba. O capitão Bruno Lazarin Koch assumiu o comando, substituindo o capitão André Alexei Germanovix, que ocupava o cargo desde 1º de janeiro de 2021. O comandante substituído recebeu uma homenagem pelo seu tempo de serviço.

Em seu discurso de despedida, o capitão Germanovix destacou: "Hoje encerro este ciclo com profunda gratidão por ter comandado a 1ª Companhia do 11º BBM; agradeço à tropa pelo empenho e profissionalismo e ao tenente-coronel Schpil pelo apoio e confiança." Por fim, fez uso da palavra o tenente-coronel Ilton Schpil, comandante do 11º BBM, que destacou em sua fala: "Hoje não celebramos apenas atos administrativos. Celebramos a continuidade de um legado construído diariamente por homens e mulheres comprometidos com a missão de salvar e proteger. Promoções, formaturas e a passagem de comando representam a confiança da instituição em seus integrantes. Ao capitão Germanovix, fica o reconhecimento por sua condução à frente da Companhia. Ao capitão Lazarin, que assume o comando, cabe a responsabilidade de manter o padrão elevado e impulsionar ainda mais o desenvolvimento da 1ª Companhia e do 11º BBM.". 


Créditos:
Texto: Cabo Fábio de Giacometti
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados