A 1ª Tenente Fernanda Corrêa Reck, que atua no Batalhão de Itajaí, é a primeira oficial bombeira militar, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), habilitada como piloto de avião multimotor. Ela realizou curso inicial de piloto privado (PP) particular e para pilotar o avião Carajá, que é multimotor, ela participou de mais uma qualificação sob instrução dos capitães Fábio Fraga e Álvaro Luiz Bilher Júnior, ambos do BOA.
A 1ª Tenente Fernanda Corrêa Reck, que atua no Batalhão de Itajaí, é a primeira oficial bombeira militar, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), habilitada como piloto de avião multimotor. Ela realizou curso inicial de piloto privado (PP) particular e para pilotar o avião Carajá, que é multimotor, ela participou de mais uma qualificação sob instrução dos capitães Fábio Fraga e Álvaro Luiz Bilher Júnior, ambos do BOA.
Por ser uma Unidade Aérea Pública (UAP) operada por aviões multimotores, foi necessário cumprir as exigências do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) número 61, cuja ementa é: "licenças, habilitações e certificados para pilotos", para conceder a habilitação de avião multimotor terrestre.
Após o cumprimento dos treinamentos regulamentares previstos, a tenente Reck concluiu a fase inicial para os voos das aeronaves Asa Fixa.
"Eu desejo evoluir e me aperfeiçoar nos estudos para continuar contribuindo na atividade e nas escalas do BOA", destaca.
Sobre a Tenente Reck
Há 10 anos no CBMSC a tenente Reck acreditava que a atividade com as aeronaves era algo complexo, o que realmente é, porém foi estimulada a se aproximar cada vez mais. E em abril de 2022 foi iniciado o processo de formação. "Por estar um pouco mais próxima da atividade, despertou uma certa curiosidade sobre os aspectos que envolvem a aviação. Após comentar com alguns amigos, fui motivada por eles e por alguns familiares a procurar um voo experimental, acabei saindo de lá matriculada no curso", conta.
"Com o apoio dos meus comandantes iniciei o voo prático de multimotor no BOA no dia 14 de agosto de 2023, de modo a encerrar o estágio alfa, seguindo o programa de treinamento interno do batalhão. A minha dificuldade principal foi conciliar as idas para Florianópolis, para fazer as horas de voo, com o trabalho e a rotina em outra cidade que não podem parar", complementa. "Já em relação à aeronave, foi a adaptação à aeronave multimotor, que requer mais ações e mais precisão do que o monomotor da escola em que me formei", explica.
Sobre o trabalho nos aviões
Embora o BOA tenha iniciado as atividades em 2010, com a utilização de helicópteros, somente em 2014 é que as operações com os aviões foram iniciadas, com o uso de uma aeronave monomotor, Cessna, modelo 210N. No ano de 2016, foi incorporado mais um Cessna, modelo 206H, nas operações.
Em parceria com o SAMU, a Secretaria de Estado da Saúde e com a SC Transplantes, são realizados transportes aeromédicos, de órgãos, vacinas, equipes de apoio, entre outras demandas.
Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista do CBMSC
Imagens: soldado Eduardo de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
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