Esta semana a capital catarinense foi palco da Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizada em parceria com o Comitê de Busca, Resgate Salvamento e Cães (CONABRESC) da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).
Entre os dias 08 e 11 de abril a capital catarinense foi palco da Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizada em parceria com o Comitê de Busca, Resgate Salvamento e Cães (CONABRESC) da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).
As provas envolveram a busca rural com varredura de área e busca rural por restos mortais. Anterior às provas, foi realizada a apresentação da arbitragem e dos figurantes das provas, inspeção veterinária, congresso técnico, conferência de documentos e chipagem.
Participam das provas 06 binômios - dupla entre bombeiro militar e cão de busca- de Santa Catarina e 01 do Paraná. Um dos binômios catarinenses chegou a vir, porém por conta de uma otite, acabou não competindo. "Para além da técnica, esse cão precisa estar saudável e jamais ser exposto a situações que possam comprometer sua condição. O Sasuke estava com uma otite que progrediu e como em uma das provas ele precisaria entrar na água, achamos melhor poupá-lo para priorizar sua saúde", afirma o presidente da Coordenadoria de Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC, coronel Walter Parizotto.
Essa certificação tem o objetivo de nivelar os conhecimentos específicos dos cinotécnicos para que estes estejam aptos a intervir em um cenário de ocorrência real e tem validade de até 03 anos. Somente com essa certificação, o cão pode atuar em ocorrências reais. "Nós não podemos deixar que uma vítima seja o árbitro da qualidade dos nossos cães, por isso antes de colocá-los em operações reais eles passam por este teste em que provam que eles estão prontos para atuar naquela especialidade na qual ele foi certificado", reforça o coronel.
Binômios certificados na prova de Busca por Restos Mortais
• 3º sargento Willian Valdeley Marques – cão MARLEY
• soldado Amauri Felipe Vargas – cadela MAGI
• cabo Jean Renato Vieira – cadela ILHA
• cabo Matheus Premoli de Souza – cão BONO
• 3º sargento Marcos Vieira – cadela LUNA
• cabo Thiago Evandro Amorim – cadela MOANA
Binômios certificados na prova de Busca Rural Vivo
• 3º sargento Willian Valdeley Marques – cãoMARLEY
• soldado Amauri Felipe Vargas – cadela MAGI
• cabo Jean Renato Vieira – cadela ILHA
• cabo Thiago Evandro Amorim – cadela MOANA
Para o presidente da Coordenadoria, essa Certificação foi concluída com resultados muito positivos. "Esse é o momento de coroar os binômios por toda de dedicação e empenho durante os treinos com seus cães e com isso seguir incentivando e proporcionando que essa área siga crescendo e mantendo Santa Catarina como referência no assunto", completa.
IMPORTANTE:
- o binômio formado pelo cabo Matheus Premoli e o cão Bono não foram certificados na prova de Busca Rural Vivo, porém estão com a sua certificação válida e por isso podem atuar em ocorrências.;
- o binômio formado pelo cabo Guilherme Pereira Galli e o cão Sasuke, também estão com a certificação válida, por isso ainda que não tenham competido por questão de saúde do cão, seguem aptos para atuar em ocorrências reais.
Créditos:
Texto: Cristina Schulze - Assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: soldado Eduardo de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.