Nos dias 13 e 14 de agosto, foi realizado um treinamento da Força-tarefa (FT-07) do 7° Batalhão Bombeiro Militar (7° BBM) no Quartel de Garuva com o principal objetivo de aprimorar as técnicas de busca terrestre.
Nos dias 13 e 14 de agosto, foi realizado um treinamento da Força-tarefa (FT-07) do 7° Batalhão Bombeiro Militar (7° BBM) no Quartel de Garuva com o principal objetivo de aprimorar as técnicas de busca terrestre.
Segundo o cabo Thales Felippe Fernandes da Silva, integrante da FT-07, membro da Coordenadoria de Busca Terrestre e coordenador do treinamento, o foco foi apresentar as tecnologias que, aliadas às técnicas e diretrizes da Corporação, possibilitam realizar essa atividade.
Foi reforçada a importância de um bom planejamento, considerando que é fundamental um levantamento adequado das informações a respeito da vítima, verificando o último local em que foi avistada, para assim a equipe realizar o planejamento da busca considerando as características do terreno. Para finalizar o treinamento, os participantes, distribuídos em 4 equipes, realizaram simulados de busca, colocando em prática todo o conhecimento adquirido.
O Tenente-coronel George de Vargas Ferreira, comandante do 7°BBM, destacou que é fundamental realizar treinamentos como este, para que a equipe esteja preparada no atendimento de emergências dessa natureza. "Considerando as belezas naturais da região de Garuva, é comum ter o atendimento de ocorrências de pessoas que fazem trilhas e acabam se perdendo ou desaparecendo", destacou.
Confira algumas dicas importantes na hora da decisão de realizar uma trilha.
- é fundamental ao fazer trilhas ou acampamento realizar um estudo do local e os caminhos que irá passar;
- é melhor sempre ir acompanhado de alguém experiente, que conheça o local;
- é importante avisar amigos ou familiares sobre a atividade que irá fazer, o local informando uma previsão de retorno;
- é importante verificar as condições climáticas, evitando realizar essa atividade em dias de chuva ou frio, pois a hipotermia é um dos principais riscos;
- e não esquecer de levar todos os suprimentos necessários, como água, alimentação e utilizar vestimentas adequadas.
"Esse treinamentos são sempre fundamentais para a efetividade do nosso trabalho. Parabenizo o comprometimento da equipe da FT-07 e agradeço a prestatividade dos comandantes e instrutores do quartel de Garuva que participaram e possibilitaram este treinamento", finaliza o tenente-coronel.
Créditos:
Texto: capitão Douglas Tomaz Machado
Imagens: Divulgação CBMSC/Garuva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.