EQUIPE DE RESGATE VEICULAR DO CBMSC INTENSIFICA TREINAMENTOS PARA O DESAFIO MUNDIAL

Faltando pouco mais de um mês para a competição mundial de Resgate Veicular, a equipe Condá, que representará o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Luxemburgo, no World Rescue Chalenge (WRC), entre os dias 07 e 11 de setembro, intensifica os treinamentos específicos para a competição.

A preparação começou em março com um cronograma de encontros mensais de toda a equipe para treinamentos específicos. Estes períodos contaram com atividades práticas e teóricas, realizadas uma vez por mês até o mês de junho. Agora, às vésperas da competição internacional, os treinamentos ocorrerão de forma intensiva. Nestes treinamentos a equipe passa por simulações de cenários de provas, trazendo a experiência de eventos anteriores para a preparação dos militares, além da análise com feedbacks em vídeos.

O intuito é que além de preparar a equipe para este desafio, também sejam feitas trocas de experiências, como verdadeiras aulas, para que a atuação na prática seja sempre com mais qualidade, segurança e agilidade, pensando nos cidadãos e que todo esse conhecimento seja repassado futuramente aos demais bombeiros da corporação.

O evento de 2022 acontecerá com 300 participantes, divididos em 50 times e terá duração 04 dias.

Conheça a equipe

A equipe do CBMSC é composta por sete militares do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Chapecó, que obteve a vaga após o vice-campeonato obtido no Desafio Nacional de Resgate, do ano de 2019, em Brasília, Distrito Federal. Tal qualificação garantiu vaga para o desafio que ocorreria em 2020, na cidade de Miami, nos Estados Unidos. Entretanto, em decorrência da pandemia, não houve eventos internacionais nos anos de 2020 e 2021. Por isso, a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) optou em manter as equipes classificadas em 2019 para o desafio 2022.

Curiosidades: esta mesma equipe foi a campeã do Desafio Catarinense de Resgate Veicular em 2021. Quatro integrantes da equipe são instrutores nos cursos de Resgate Veicular, tanto no CBMSC, quanto na preparação de outros militares de corporações brasileiras.

De acordo com as regras para a competição, as equipes devem ser compostas por seis integrantes, divididos em comandante, resgatistas, socorristas, além de um suplente. Representarão o CBMSC:

Cabo Anderson da Silva Gheller (Comandante);

Cabo Alberto Dal Piva Neto (Resgatista);

Soldado Cassiano Devilla (Resgatista);

Soldado Gabriel Augusto Pinheiro (Resgatista);

Sargento Rodrigo Somensi (Socorrista);

Soldado Giovani Pereira (Socorrista).

Soldado Vinícius André Spigolon (Suplente).

A coordenação técnica da equipe é realizada pelo Capitão Bruno Lazarin Koch, membro da Coordenadoria de Resgate Veicular, que foi responsável pela preparação das equipes do CBMSC que estiveram nos desafios mundiais em 2017 e 2018, Romênia e África do Sul, respectivamente.

Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Condá Rescue Team/CBMSC