O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) esteve presente no 4° Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública, o ENAVSEG, que no ano de 2022 aconteceu no município de Vitória, Espírito Santo.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) esteve presente no 4° Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública, o ENAVSEG, que no ano de 2022 aconteceu no município de Vitória, Espírito Santo.
De maneira histórica o ENAVSEG é um evento recente, sendo o primeiro realizado no ano de 2017 no estado de Goiás, o segundo em 2018 no estado de Minas Gerais e o terceiro em 2019 no estado do Rio de Janeiro.
A quarta edição ocorreu entre os dias 01 e 04 agosto de 2022, sediado no Clube dos Oficiais da PM/BM do Espírito Santo (ASSOMES) e organizado pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER) da Secretaria da Casa Militar do Espírito Santo.
A comitiva do BOA foi composta pelos seguintes bombeiros militares:
Tenente-coronel Andre Luis Hach Pratts
Tenente Daldrian Scarabelot
Tenente Leandro Grande Cenedesi
Sargento Daniel Duarte de Souza
Sargento Leonardo Gianotti de Nonohay Junior
Cabo Juliano Chaves de Souza
Soldado Renato Augusto Mertins
Soldado Victor Vasconcellos Paschoal
Soldado Augusto Antônio Oldra
O evento é destinado aos profissionais que trabalham em unidades aéreas públicas (UAP), como mecânicos de aeronaves, operadores aerotáticos, tripulantes operacionais, pilotos e aqueles profissionais e empresas que atuam direta ou indiretamente no setor de aviação.
Para compreender a dimensão do evento, estavam presentes, por exemplo, representantes das unidades aéreas de vários estados dos Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Militares, Polícias Civis, Integrantes das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e DETRAN.
Dentre os assuntos abordados na programação estiveram os ligados à segurança de voo, indicadores de segurança operacional, cases de investigação de acidentes, doutrinamento e uso de equipamentos específicos por algumas UAP, tais como guincho, operação com OVN; e os mais afetos à gestão, como a visão institucional estratégica da aviação de segurança pública.
Por serem temas os mais variados possíveis, contando com palestrantes reconhecidos nos assuntos, foi possível ampliar o rol de conhecimentos sobre operações em outras unidades aéreas, compartilhando experiências e boas práticas.
Paralelamente às palestras, o evento contou com competições dos operadores aerotáticos, tais como prova de salvamento em altura, prova de resgate aquático, prova de tiro policial e a competição de mecânicos de aviação.
Créditos:
Texto: estagiário Rodrigo William do Nascimento
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina