EQUIPE DO CBMSC INICIA PREPARAÇÃO PARA O DESAFIO MUNDIAL DE RESGATE VEICULAR

A equipe de resgate veicular do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que participará do Desafio Mundial de Resgate (WRC), em Luxemburgo, já começou a preparação intensa para a competição. Sete militares do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Chapecó, estão focados no título mundial e já tiveram dois encontros para treinamentos.

A equipe catarinense obteve a vaga após o vice-campeonato obtido no Desafio Nacional de Resgate, do ano de 2019, em Brasília, Distrito Federal. Tal qualificação garantiu vaga para o desafio que ocorreria em 2020, na cidade de Miami, nos Estados Unidos. Entretanto, em decorrência da pandemia, não houve eventos internacionais nos anos de 2020 e 2021. Por isso, a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) optou em manter as equipes classificadas em 2019 para o desafio 2022.

Além do CBMSC, também representarão o Brasil no WRC o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

O evento acontecerá entre os dias 07 e 11 de setembro deste ano, com 300 participantes, divididos em 50 times em 04 dias.

Conheça a equipe e como será a preparação para o WCR 2022

De acordo com as regras para a competição, as equipes devem ser compostas por seis integrantes, divididos em comandante, resgatistas, socorristas, além de um suplente. Representarão o CBMSC:

Cabo Anderson da Silva Gheller (Comandante);

Cabo Alberto Dal Piva Neto, Soldado Cassiano Devilla e Soldado Gabriel Augusto Pinheiro (resgatistas);

Sargento Rodrigo Somensi e Soldado Giovani Pereira (socorristas).

Soldado Vinícius André Spigolon (Suplente).

A coordenação técnica da equipe é realizada pelo Capitão Bruno Lazarin Koch, membro da Coordenadoria de Resgate Veicular, que foi responsável pela preparação das equipes do CBMSC que estiveram nos desafios mundiais em 2017 e 2018, Romênia e África do Sul, respectivamente.

A temporada de treinamentos da equipe do CBMSC contará com atividades práticas e teóricas, realizadas uma vez por mês até o mês de junho. Já nos meses de julho e agosto, às vésperas da competição internacional, os treinamentos ocorrerão de forma intensiva durante uma semana completa.

Nestes treinamentos a equipe passa por simulações de cenários de provas, em que a coordenação traz a experiência de eventos anteriores para a preparação dos militares.

Curiosidades: esta mesma equipe foi a campeã do Desafio Catarinense de Resgate Veicular em 2021. Quatro integrantes da equipe são instrutores nos cursos de Resgate Veicular, tanto no CBMSC, quanto na preparação de outros militares de corporações brasileiras.

Como funcionam os Desafios de Resgate Veicular

Para conseguir uma vaga nos desafios nacionais e mundiais as equipes passam por seletivas estaduais. Ou seja, a equipe do CBMSC em Chapecó se classificou no Desafio Catarinense de Resgate Veicular, depois passou pelo Desafio Nacional de Resgate Veicular - em que foi vice-campeã e agora está apta ao WCR.

De acordo com a ABRES como obrigatoriedade para participação nos desafios os participantes devem ter experiência nas áreas de salvamento veicular e trauma, além de serem membros efetivos de Corpos de Bombeiros Militares ou Voluntários, ou ainda membros de serviços de emergência públicos ou privados que prestem serviço e atendam ocorrências envolvendo vítimas presas às ferragens de veículos ou prestem atendimento pré-hospitalar em nível básico ou avançado.

Avaliação das equipes

Todos os passos das equipes durante as provas são analisados, tais como sinalização e neutralização de riscos, abordagem inicial à vítima, estabilização dos veículos, manuseio das ferramentas e ainda a organização da área de trabalho.

Os árbitros avaliarão a conduta dos integrantes, a segurança, as técnicas, o atendimento das vítimas, além do comando da operação. Há um avaliador para comando, um para os técnicos (resgatistas), além de um avaliador médico para os socorristas.

Texto: Capitão Bruno Lazarin Koch e Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Condá Rescue Team