Na manhã de sexta-feira, 07, as equipes de plantão do quartel central e do bairro Trindade foram acionadas para atender uma ocorrência envolvendo um caminhão desgovernado na região central da grande Florianópolis, próximo ao supermercado Imperatriz.
Na manhã de sexta-feira, 07, as equipes de plantão do quartel central e do bairro Trindade, foram acionadas para atender uma ocorrência envolvendo um caminhão desgovernado na região central da grande Florianópolis, próximo ao supermercado Imperatriz.
No local, constatou-se que três veículos estavam envolvidos no incidente: um HB20 branco, um Livina prata e um caminhão branco com detalhes vermelhos. Felizmente, não houve vítimas nos dois primeiros veículos, mas o motorista do caminhão estava preso dentro da cabine. Ele estava consciente, porém desorientado e com dificuldade na fala. O caminhão havia colidido com o muro de uma residência, resultando em deformações significativas na cabine. Além disso, cabos de energia elétrica estavam caídos sobre a carroceria do caminhão devido à colisão com um poste residencial.
A equipe de bombeiros imediatamente iniciou o gerenciamento de riscos, com especial atenção aos cabos de energia. Ao mesmo tempo, realizaram uma abordagem inicial ao motorista, constatando que os cabos não estavam rompidos e que não havia risco de choque elétrico. A vítima estava estável e informou não estar presa às ferragens.
Com base nessas informações, procedeu-se à estabilização primária do veículo. Posteriormente, chegou ao local a ambulância auto socorro de urgência (ASU-287), permitindo a entrada do socorrista para uma inspeção interna de segurança e avaliação do estado da vítima. Foi constatado que o motorista estava em um estado de aprisionamento tipo físico 1 (situação em que a vítima apresenta lesões que impõe a necessidade de criação de espaço adicional para que seja possível, em condições de segurança, prestar os cuidados pré-hospitalares necessários à sua estabilização e realizar a extração), apresentando um corte contuso na região do crânio. Com cuidado e assistência, a equipe de resgate conseguiu retirá-lo do veículo, conduzindo-o em uma maca articulada.
Enquanto as ações de resgate eram realizadas, a equipe de bombeiros também executou medidas preventivas, como o gerenciamento da bateria do veículo e o isolamento da área, aguardando a chegada da Celesc para realizar o corte da rede elétrica.
No local, as equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar permaneceram para garantir a segurança do trânsito e do local do acidente.
Créditos:
Texto: cabo Nelson da Silva Aguiar Junior e bombeira comunitária Rita de Cássia Carreira
Imagens: cabo Nelson da Silva Aguiar Junior
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.