Durante os dias 22 e 23 de outubro aconteceu na cidade de Córdoba, na Argentina, o 3º Congresso Internacional de emergências pré-hospitalares, catástrofes e resgates, promovido pela Universidade Nacional de Córdoba. Com a participação de 2.000 inscritos de cinco países da América Latina, o espaço fomentou a troca de experiências e lições entre especialistas para reforçar o desenvolvimento científico e técnico.
O Major BM Walter Parizotto esteve no evento como palestrante, e compartilhou a experiência vivida em Xanxerê no mês de abril, quando a cidade foi atingida por um tornado. Ambas as cidades (Córdoba e Xanxerê) estão no corredor que forma a segunda região do mundo mais propícia para a ocorrência desse fenômeno. O oficial proferiu ainda uma segunda palestra sobre cães de resgate, destacando a experiência catarinense na formação de cães e certificação.
A Universidade Nacional de Córdoba é uma das maiores da Argentina. É a mais antiga do país e a quarta fundada na América latina, fundada em 1613. Durante mais de dois séculos foi a única Universidade do país.
A participação brasileira no evento de abertura foi prestigiada pelo Cônsul-Geral do Brasil na região de Córdoba, Embaixador Vitor Gobato.
Créditos: CCS do Comando-Geral