Por Cb França - CCS em Segunda, 18 Dezembro 2017
Categoria: Notícias Institucionais

Operação TAF: teste de aptidão física dos futuros soldados

A Divisão de Educação Física do CBMSC concluiu, na última semana (de 4 a 14 de dezembro), o Teste de Aptidão Física (TAF) dos candidatos ao Curso de Formação de Soldados - CFSd 2018. Todos os testes foram aplicados no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) e pista de atletismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Foram recebidos 938 candidatos, que disputam as 300 vagas.

O primeiro da operação foi utilizado para reunir e capacitar toda a equipe, revisando e acertando todos os detalhes. Participaram militares habilitados em Educação Física de todos os Batalhões e Diretorias, além do reforço logístico e de socorro.

Conforme a 1° Tenente BM Natália Cauduro, coordenadora da ação, esta é uma edição inédita do TAF, tanto no modelo de organização (Operação com Ordem de Serviço emitida pelo Estado-Maior Geral), no número de militares envolvidos (foram 60) e tecnologias empregadas.

A estrutura de apoio contou ainda com uma ambulância com socorristas e equipada com desfibrilador (da Guarnição Escola) empenhada apenas para o teste, não ocupando viaturas de socorro dos quartéis locais. Para dar ainda mais precisão e lisura no processo de aferição, foi contratada uma empresa de chips de controle dos tempos de prova dos candidatos, dando os resultados da corrida em tempo real à organização.

Durante todo o teste, oito câmeras gravaram as provas em tempo real. Para armazenar as imagens e garantir o funcionamento da parte tecnológica, foi montado um Posto de Comando para a Operação.

Cada candidato recebeu uma pulseira de identificação a cada prova executada: barra fixa, meio sugado, abdominal remador, natação, corrida de 50 metros e corrida de 2000 metros. Em cada estação de exercícios havia militares responsáveis fixos (que atuaram exclusivamente em suas áreas), o que reduziu o tempo de espera entre as provas e garantiu a fluidez do processo.

Os resultados deste primeiro TAF já servem como avaliação para que seja prescrito um treinamento específico para os futuros bombeiros durante a sua formação no CEBM, de forma adaptada ao nível de aptidão física e à atividade Bombeiro Militar,

Para o Coronel BM Tadeu Steink de Souza, o trabalho em equipe garantiu o sucesso da Operação: “é uma satisfação ver esse modelo de teste em aplicação, graças à união dos profissionais e às novas tecnologias tudo saiu como esperado”, explicou.

Créditos: CCS do CBMSC – Soldado BM Maria Gabriela / Fotos: Soldado BM Jackson Jacques