Por Cb França - CCS em Terça, 31 Outubro 2017
Categoria: Notícias Institucionais

Operação Veraneio:Cadeiras especiais para inclusão social na praia

O mar é para todos. O verão também. Por isso, nesta temporada de verão, em alguns postos de guarda-vidas do litoral catarinense, o Corpo de Bombeiros Militar estará utilizando cadeiras especiais para proporcionar banhos de mar com segurança a pessoas com dificuldades de locomoção e portadores de deficiência física e ou mental. Na última sexta-feira, o tempo bom facilitou a primeira entrada no mar para alguns cadeirantes. Naquela ocasião, aconteceu a gravação para um programa de TV em rede nacional.

Na região de Palhoça, na praia do Sonho, o posto de guarda-vidas foi modificado para facilitar o deslocamento da cadeira, pela areia da praia, até o mar. O entorno do posto recebeu rampa e chuveiros acessíveis para cadeirantes. O Sargento BM Claudio Luiz Andrade, coordenador dos programas sociais de praia do 10°BBM, explica que o objetivo é proporcionar banhos de mar e momentos de lazer para todos durante a temporada de verão. “As pessoas com dificuldades de locomoção e portadoras de deficiência, muitas vezes, vencem o preconceito mas são excluídas dos ambientes de praia pela dificuldade de acessarem o local e de se sustentarem dentro do mar para banho. Nesse sentido, o uso das cadeiras especiais possibilita que essas pessoas também possam desfrutar do verão e ter um banho de mar com segurança e conforto”, explica. Em Palhoça, as cadeiras são oferecidas numa parceria com a prefeitura.

O banho é proporcionado individualmente. Os interessados procuram o posto e solicitam a disponibilidade da cadeira com os guarda-vidas. A pessoa é colocada na cadeira adaptada, presa com cinto de segurança e levada até o mar na companhia dos bombeiros militares ou guarda-vidas civis e de uma pessoa da família ou responsável. São necessários no mínimo duas pessoas para garantir a segurança do banhista.

A cadeira especial é reclinável e confeccionada com material próprio para uso no mar. As rodas são grandes para facilitar o deslizamento pela areia e, dentro do mar, promovem a flutuabilidade da cadeira. Por isso, o Sargento Andrade explica que não é qualquer praia em que o banho pode ser oferecido. “Praias com mar muito agitado e com excesso de ondas dificultam a estabilidade da cadeira e tornam o banho um pouco mais difícil”, disse.

Outras duas praias do 10 ° Batalhão de Bombeiros Militar, Praia da Pinheira e Praia do Papagaio, também estão recebendo alterações estruturais no entorno dos postos de salvamento, como rampas e chuveiros para oferecer a cadeira adaptada para os que solicitarem.

Créditos: Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC

Informações: Sargento BM Andrade

Fotos: Nagib de Pieri