Por Sgt França - CCS em Sexta, 30 Setembro 2016
Categoria: Notícias Institucionais

Preparação para desastres: bombeiros participam de evento em Bogotá

Um grupo composto por quatro Bombeiros Militares de Santa Catarina está participando ao longo dessa semana (26 a 30/09), em Bogotá (Colômbia), de um evento internacional de preparação para desastres - o SIMEX -, que em sua 5ª edição reúne aproximadamente 800 especialistas de 25 países.

O evento simula um terremoto de 7 graus na escala Richter, ocorrido há uma distância de 25 km de Bogotá, exigindo apoio nas ações de socorro de equipes nacionais e internacionais.

É a primeira vez em que uma delegação catarinense participa. A ação deveu-se a um grande esforço da Secretaria Nacional de Defesa Civil em incluir equipes brasileiras neste evento.

A delegação Brasileira é composta pelo Major BM Walter Parizotto e 1° Tenente BM Clemente Michels de Xanxerê, 1° Tenente BM João Emiliano de Moura de Maravilha, e 1° Tenente BM Marcelo DellaGiustina da Silva de Sombrio. Os oficiais fazem parte da estrutura da Força Tarefa do CBMSC, que foi criada em 2010 após o desastre de 2008, e visa preparar a corporação para o enfrentamento aos desastre naturais que assolam constantemente o Estado.

“O evento esta sendo de suma importância, pois está disponibilizando a nova estrutura de resposta internacional das Nações Unidas implantada em 2015, padrão este que deverá ser seguido pela Força-Tarefa do CBMSC”, afirma o Major BM Parizotto.

Créditos: CCS do CBMSC