Por Cb França - CCS em Segunda, 23 Outubro 2017
Categoria: Notícias Institucionais

Projeto Golfinho: Das praias para o interior do estado

Para o Corpo de Bombeiros Militar, Golfinho não é exclusivo do mar. Ele saiu das praias para levar conhecimento e prevenção a crianças do interior do estado. O projeto, que começou tímido em algumas praias de abrangência do 7° Batalhão no fim da década de 1990, hoje, está nas principais cidades de Santa Catarina, levando segurança para crianças e evitando afogamentos em piscinas, rios e lagoas durante os meses mais quentes do ano.

Nesta quinta-feira (19/10), no Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó, 18 Bombeiros, Militares e Civis da 3ª Região de Bombeiros Militar participaram de uma palestra para continuar ampliando as atividades de prevenção para o interior do estado.

Durante a palestra, ministrada pela Aluna Sargento BM Krueger, os Bombeiros também conheceram os materiais educativos para melhor abordarem com as crianças a temática de prevenção a afogamentos e cuidados com banho em mar, piscinas e recantos naturais.

 O Projeto Golfinho tem como objetivo educar as crianças sobre as sinalizações em praia e demais riscos envolvendo atividades aquáticas, promovendo atividades lúdicas, jogos, brincadeiras, fazendo com que os pequenos tenham uma temporada de férias e de verão segura e tranquila. O Projeto Golfinho acontece em todas as praias do Litoral Catarinense monitoradas por Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar durante a Temporada de Verão. As inscrições podem ser feitas no postos de Guarda-vidas.

No início deste ano, a Aluna Sargento Krueger esteve no interior do estado e apresentou o projeto, que era inédito no Oeste Catarinense, nas cidades de Chapecó e Itá. O sucesso do evento comoveu a corporação, incentivando a capacitação de uma equipe de instrutores para fortalecer ainda mais o Projeto Golfinho no interior do Estado.

Naquela oportunidade, foi elaborado em conjunto com os participantes uma proposta do Projeto Golfinho voltada para as regiões de água doce (rios, lagos, barragens e piscinas). Assim, o Golfinho começou a ganhar força também nas regiões fora do litoral. E só tende a ficar mais popular e disseminado em todo estado.

Confira a programação de próximas instruções para o Projeto Golfinho no Estado.
29/11 – Içara
06 e 07/12 – Itajaí
12 e 13/12 – Florianópolis  

Mais informações no e-mail projetogolfinho@cbm.sc.gov.br

Créditos: Informações e fotos:  Julia Galli- Estagiária 6° BBM