A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove este ano o Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública Udesc Esag 2016. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está inscrito com duas iniciativas, ambas na categoria Tecnologias de Informação para Transparência. A intenção é identificar boas práticas que utilizam tecnologias que facilitam e promovem o acesso a informações públicas e a comunicação entre cidadãos e gestores públicos, contribuindo para o debate, a tomada de decisão, o controle e a solução de problemas públicos.
Divulgação de Ocorrências - Batalhão de Operações Aéreas
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do CBMSC inscreveu o Projeto “Divulgação de Ocorrências”, que é desenvolvido desde 2010, e visa aproximar a comunidade catarinense das ações de salvamentos e resgates vivenciadas pelos Arcanjos (nome das aeronaves tripuladas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do SAMU). Neste projeto são postadas as ações das equipes em tempo real por meio de redes sociais, especialmente o Twitter, o qual é replicado automaticamente no facebook. Tal ação permite a sociedade fiscalizar o emprego das aeronaves e acompanhar o serviço prestado por estas equipes de resgate aeromédico especializado.
Atualmente o @ARCANJO_01 no twitter possui mais de 11,6 mil seguidores no twitter, dentre eles autoridades políticas, imprensa e pessoas com interesse na atividade.
Aplicativo FireCast Comunidade
A Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI) disponibiliza o aplicativo FireCast Comunidade com foco no público externo, e visa maior integração entre o CBMSC e a comunidade, mostrando o trabalho dos Bombeiros Militares em tempo real.
É uma ferramenta para compartilhamento de informações sobre as solicitações de emergência do CBMSC em atendimento. Disponível para download gratuito (confira AQUI) na loja virtual Google Play desde outubro de 2015, o aplicativo já foi instalado por mais de 1000 usuários. A versão 1.3.3 permite o compartilhamento das informações iniciais da ocorrência nas redes sociais de interesse. Agora o usuário pode rapidamente compartilhar as informações por meio do Whatsapp, Telegram, e-mail, Hangouts, Twitter entre outros. Outra novidade é a notificação com ícones ilustrativos, de acordo com a natureza da ocorrência em andamento.
Dentre suas aplicabilidades, destaca-se a disponibilização de informações sobre as ocorrências geradas nas centrais de emergência. Esta função que permite a rápida divulgação sobre o local das emergências, facilitando a prevenção de novos acidentes e contribuindo com a atuação de colaboradores com o serviço dos bombeiros: Bombeiros Comunitários, brigadistas, Defesa Civil, profissionais médicos, enfermeiros.
Os dois projetos inscritos pelo CBMSC foram pré-qualificados e elegíveis a concorrer ao prêmio, e aguardam no próximo dia 27 de maio a divulgação dos finalistas. O Corpo de Bombeiros Militar apoia e incentiva a inovação e as boas práticas de comunicação com a sociedade e a imprensa, sempre buscando a transparência e a aproximação com a sociedade, e para tanto desenvolveu uma diretriz operacional que regula a implantação de ações relacionadas a divulgação, a qual pode ser acessado no link:
Mais informações: http://www.premiogestaopublica.com.br/
Cronograma
Lançamento do Edital: 22 de fevereiro de 2016
Período de Inscrição: 22 de fevereiro a 22 de abril de 2016
Divulgação do pré-qualificados e elegíveis: 29 de abril de 2016
Recurso quanto a elegibilidade: 2 a 6 de maio de 2016
Divulgação dos finalistas: 27 de maio de 2016
Apresentação das práticas finalistas e evento de premiação: 15 e 16 de junho de 2016
Créditos: CCS do CBMSC / Com informações: Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI) e Batalhão de Operações Aéreas (BOA)