O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em São Domingos formou 12 novos bombeiros comunitários que a partir de agora irão integrar as equipes de socorro à população da região. A finalização do curso ocorreu no dia 27.
O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em São Domingos formou 12 novos bombeiros comunitários que a partir de agora irão integrar as equipes de socorro à população da região. A finalização do curso ocorreu no dia 27.
Após 154 horas de aulas práticas e teóricas e mais 240 horas de estágio operacional, os alunos do Curso de Bombeiro Comunitário (CBC) puderam aprender e aperfeiçoar suas habilidades para atuar em diferentes situações de urgência e emergência, como em ocorrências de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e resgate veicular. "Agora podemos finalmente vestir a farda de bombeiro comunitário, esta nossa armadura que será símbolo de honra e dedicação para irmos ao socorro da comunidade", afirmou com alegria a recém formada bombeira comunitária Dara Paola Bazi da Sena, oradora da turma.
A solenidade contou com atos de homenagem ao Soldado Victor Rodrigues Cândido, militar reformado após um acidente em 2020 durante uma ocorrência no município de São Domingos, ao patrono e paraninfo da turma, o Cabo Fernando Santos da Silva e o bombeiro comunitário inativo Sérgio Colpani, e também ao formando Júnior Felipe Sudatti, primeiro colocado no curso com média final de 9,32.
Levando o nome do soldado Cândido, como forma de homenagem, a turma realizou o juramento de regular sua conduta pelos preceitos da moral e da razão, cumprir rigorosamente as normas da corporação e se dedicar ao socorro da comunidade.
Em seu discurso, a BC Dara finalizou com um agradecimento a "todos os instrutores, todos os familiares pelo apoio incondicional, todos os bombeiros comunitários de São Domingos que nos auxiliaram nesta jornada, e agora vamos cumprir rigorosamente o nosso juramento, e honrar a farda e a corporação que ingressamos ".
Estiveram presentes no evento autoridades da corporação como a comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar (14° BBM), tenente-coronel Gauana Elis Pozzan Ecco, além de representantes do executivo, legislativo e judiciário de São Domingos e Entre Rios.
Quartel de São Domingos forma primeira bombeira comunitária indígena do 14° BBM
Entre os 12 formandos desta quinta-feira está Kaiane Tomaz Henrique, a primeira representante índígena de São Domingos e do 14° Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Xanxerê, a se tornar uma bombeira comunitária. A BC Tomaz é integrante da comunidade indígena Paiol de Barro, da etnia Kaingang, e reside na área que compreende o município de Entre Rios.
Segundo a recém formada, seu sonho sempre foi o de ajudar a salvar vidas. Quando recebeu a notícia de que o quartel do CBMSC em São Domingos abriria vagas para o Curso de Bombeiro Comunitário (CBC), com o incentivo e a motivação de sua família, começou a estudar e deu início à trajetória que a levaria a alcançar seu sonho.
"Na minha percepção, uma das minhas missões como bombeira comunitária na comunidade indígena é a de incentivar outros indígenas a seguirem seus sonhos e alcançarem seus objetivos, e como contribuição pelo apoio e incentivo que recebi, estar sempre à disposição para ajudar a comunidade e o município de Entre Rios", explica a bombeira comunitária Tomaz.
Créditos:
Texto: Soldado Isabella Cremer
Imagens: Divulgação CBMSC/São Domingos
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.