Por Cb França - CCS em Quarta, 26 Setembro 2018
Categoria: Notícias Institucionais

Saiba porque é importante o funcionamento dos sistemas preventivos

Nesta terça-feira (25/09), o Corpo de Bombeiros Militar de Orleans recebeu um chamado para atender um incêndio numa empresa fabricante de insumos para caminhões e transportes rodoviários. O fogo teria começado num exaustor e se alastrou rapidamente, quando um dos funcionários detectou o problema e acionou o Corpo de Bombeiros Militar via telefone de emergências 193. Graças a regularidade da empresa em manter em funcionamento todos os sistemas preventivos em respeito à legislação, o fogo foi rapidamente controlado pelos funcionários da própria indústria.

Por outro lado, assim que recebeu o chamado, sabendo das dimensões da empresa e da quantidade de material combustível no local, o Comandante de Área que estava em serviço operacional, Tenente Schuelter, empenhou guarnições de cidades vizinhas para se deslocarem ao local da ocorrência. Foram acionados Bombeiros Militares de Urussanga, São Ludgero e o caminhão Auto-Tanque de Braço do Norte. Entretanto, assim que chegou ao local, o Tenente dispensou a ajuda extra, pois os próprios funcionários da empresa já tinham controlado as chamas.

“Ao perceber que a situação estava controlada, dispensamos todo o efetivo extra que havia sido acionado, e conseguimos ajudar já no rescaldo” explicou o Tenente Schuelter.  Ele completa dizendo que graças a atuação eficaz dos fuincionários e do funcionamento perfeito dos sistemas preventivos, eles conseguiram combater as chamas com os extintores e com um caminhão pipa da própria empresa. Além disso, o plano de evacuação da área atingida também foi posto em prática.“Isso demonstra a importância de seguir o que prescreve a legislação e adotar os sistemas necessários a cada ambiente,” disse.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista
Fotos e informações: Tenente Schuelter
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar.