Por Cb França - CCS em Quinta, 07 Setembro 2017
Categoria: Notícias Institucionais

Sete de Setembro: Civismo e amor à Pátria e ao CBMSC

Numa demonstração de respeito cívico e de amor à Patria e ao Corpo de Bombeiros Militar, os Bombeiros catarinenses desfilaram no dia da Independência do Brasil em várias cidades do estado. Na capital, tradicionalmente, o desfile acontece na Passarela Nego Quirido. Na manhã desta quinta-feira, mais de 380 Bombeiros Militares, Comunitários e Civis desfilaram representando a corporação Bombeiro Militar, sob o comando do Tenente Coronel BM Helton de Souza Zeferino, Comandante do 1° Batalhão de Bombeiro Militar da Capital.

 Abrindo o desfile, o grupamento à pé, composto pela guarda de honra das bandeiras e do estandarte da corporação, símbolo do CBMSC.

Na tropa formada, desfilaram os Bombeiros Militares das unidades operacionais da Grande Florianópolis, mais especificamente do 1° Batalhão com sede na Capital e do 10° Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em São José.

Também desfilaram o efetivo e os alunos em formação do Centro de Ensino Bombeiro Militar, representado pela Academia de Bombeiro Militar e pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças- CFAP.

Na sequência dos grupamentos em marcha, desfilaram os Bombeiros Comunitários, que são pessoas da comunidade treinadas e capacitadas, que atuam voluntariamente na corporação em auxílio aos Militares, e os Guarda-Vidas Civis, que trabalham nas temporadas de verão nas praias e balneários do estado, em ações de orientação à população e salvamento aquático.

O Comandante-Geral, Coronel BM Onir Mocellin, prestigiou todo o desfile, acompanhado do Subcomandante-Geral, Coronel BM João Valério Borges. Ele se revezou assistindo à passagem das tropas junto dos camarotes do CBMSC e do Governador do Estado, João Raimundo Colombo.

No grupamento motorizado, desfilaram 15 viaturas, sendo: viaturas de combate a incêndio e resgate, viaturas de atendimento pré-hospitalar, embarcações leves, motonáuticas para salvamentos aquáticos, quadriciclos, um auto posto de comando e as aeronaves Arcanjo 01, Arcanjo 02 e Arcanjo 04.

 As aeronaves fecharam o desfile do grupamento à pé e tiraram aplausos da plateia ao sobrevoarem a passarela por onde passava o desfile.

Hoje o Corpo de Bombeiros Militar é uma instituição, autônoma, que atua na proteção e salvamento de pessoas sob as mais adversas circunstâncias.

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina- Vidas alheias e riquezas a salvar.

Confira a galeria de fotos, clicando aqui.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC

Fotos: Ewerton Luis de Oliveira- Sargento BM

Jackson Jacques- Soldado BM