Por Cb França - CCS em Segunda, 17 Outubro 2016
Categoria: Notícias Operacionais

Sistema de Comando de Operações é ativado em Tubarão

A região Sul do estado de Santa Catarina sofreu no dia de ontem (16/10) a entrada de ventos fortes (acima de 85 km/h), resultando num rastro de destruição por onde passou. Os principais municípios atingidos foram: Tubarão, Capivari de Baixo e Laguna.

Foi montado o Sistema de Comando de Operações do Corpo de Bombeiros Militar na sede do 8º Batalhão, no município de Tubarão, para atender os chamados da população. O emprego iniciou-se compondo as guarnições ordinárias, com 12 bombeiros militares, chegando em seu auge com 70 integrantes operando de forma integral.

Ainda ontem foram acionadas 2 equipes de Força-Tarefa, sendo a primeira de Criciúma (FT-04), a segunda de São José (FT-10) e hoje pela manhã a de Lages (FT-05), totalizando 17 viaturas operando nos bairros, que ficarão acionadas conforme as ocorrências sejam reduzidas.

Nem os quartéis passaram ilesos dessa condição climática, resultando no destelhamento parcial da unidade de Tubarão e total de Capivari de Baixo. O sistema de radiocomunicação também foi atingido e reativado de forma provisória 20 minutos depois da passagem dos fortes ventos.

Somente na manhã no dia de hoje foram atendidas mais de 120 ocorrências, dentre elas, retirada de galhos e postes, desobstrução das vias e corte de árvores, cujo objetivo era normalizar o máximo possível a rotina dos habitantes da regiões atingidas.

Ainda há previsão de fortes chuvas na região, segundo a defesa civil, porém sem fortes ventos.

Dicas e cuidados para população:

- Fazer o desligamento de disjuntores das residências, nas cidades em que a energia elétrica ainda não reestabelecida, uma vez que podem causar descargas elétricas que danificam os aparelhos domésticos.

- Tomar os cuidados básicos de proteção na colocação de lonas nos telhados, para que seja evitado quedas e traumas. A escada deve estar segura e o derrubamento de telhas e outros materiais deve ser evitado, para que não atinja nos transeuntes.

Créditos: Coronel BM César de Assumpção Nunes / Comandante da 1º Região Bombeiro Militar