No dia 24 de outubro de 2025, o sistema Localize o Bombeiro (LOB) completa uma década de existência — um marco que celebra não apenas a longevidade de uma ferramenta tecnológica no serviço público, mas também a trajetória de uma iniciativa que se consolidou como um dos pilares digitais da gestão de pessoas no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
No dia 24 de outubro de 2025, o sistema Localize o Bombeiro (LOB) completa uma década de existência — um marco que celebra não apenas a longevidade de uma ferramenta tecnológica no serviço público, mas também a trajetória de uma iniciativa que se consolidou como um dos pilares digitais da gestão de pessoas no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
De acordo com o capitão Michel Pires de Araújo, idealizador do sistema, a proposta inicial era simples: tornar mais eficiente a localização e a visualização do quadro de bombeiros. No entanto, o sucesso entre os usuários impulsionou a rápida expansão da plataforma, que logo passou a incorporar novas funcionalidades — entre elas, ferramentas para permutas entre militares, visualização de competências, controle de armamento e recursos gerenciais que hoje fazem parte do cotidiano administrativo do CBMSC.
Durante seus primeiros anos, o LOB operou como um típico shadow system — uma solução paralela, criada para suprir lacunas deixadas pelos sistemas institucionais. Apesar disso, sua aceitação foi tão expressiva que, em 11 de julho de 2019, a doação do sistema pelo capitão Michel foi formalizada ao CBMSC, consolidando sua transição para o status de ferramenta oficial.
Segundo o militar, o sistema LOB já ultrapassou a marca de 2 milhões de consultas e apresenta, atualmente, uma média de 1.400 acessos por dia. Passada uma década desde sua criação, o LOB não apenas se mantém relevante, como continua na vanguarda tecnológica. Isso se deve a um processo contínuo de atualizações e aprimoramentos, que o mantém alinhado às necessidades contemporâneas da corporação.
Uma das evoluções mais aguardadas atualmente é a integração completa do LOB com os demais sistemas do CBMSC, em que o login único proporcionará ao usuário acesso simultâneo a todo o ecossistema digital institucional — um avanço em interoperabilidade e usabilidade que reforça o papel estratégico do sistema na transformação digital da organização.
Ao completar 10 anos, o LOB deixa de ser apenas uma ferramenta funcional e passa a ocupar um lugar simbólico na história da corporação: um exemplo de inovação surgida da base, guiada por um senso ético de contribuição coletiva, que demonstra como iniciativas individuais podem contribuir para a modernização de instituições públicas complexas.
"A trajetória do LOB evidencia como a inteligência organizacional pode se desenvolver fora dos fluxos tradicionais, quando há liberdade criativa, compromisso institucional e abertura à inovação. O sistema que nasceu por amor à farda, hoje, é patrimônio do CBMSC e, ao que tudo indica, continuará sendo peça importante nos próximos capítulos da transformação digital da corporação", destaca o capitão Michel.
A ferramenta foi idealizada pelo militar quando era aspirante a oficial, no município de Chapecó. Segundo o capitão, o LOB nasceu da necessidade de acesso ágil a informações sobre o efetivo da corporação. "O que começou como um projeto pessoal, desenvolvido de forma espontânea e sem vínculo institucional formal, consumiu mais de 700 horas de trabalho até a sua primeira versão", relata.
Créditos:
Texto: Capitão Michel Pires de Araujo
Imagens: Divulgação CBMSC/Capitão Michel Pires de Araujo
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.