No último sábado (24/06) a guarnição de socorro do Corpo de Bombeiros Militar em Barra Velha foi acionada para salvamento de duas tartarugas marinhas que se encontravam presas em redes de pesca, posicionadas próximo a praia das Pedras Brancas e Negras, no Bairro Itajubá, em Barra Velha.
Foi deslocado para o local a guarnição composta pelo Soldado BM Carlos e Soldado BM Murilo, com mais três Bombeiros Comunitários (Aluno Bombeiro Comunitário Monara, Bombeiros Comunitários Luan e Lessane), com o barco inflável Flamboyant e uma moto aquática.
No local os profissionais conseguiram puxar a ponta da rede até próximo a margem da praia, com a ajuda de populares arrastaram a rede até a areia, onde foram retiradas as tartarugas. Os animais permaneceram no local descansando e em seguida foram levadas para o mar, desta vez distante de redes.
No domingo, dia 25, novamente outras duas tartarugas apareceram presas em outra rede próxima, no mesmo ponto, e o Sargento BM Elmo juntamente com o Bombeiro Comunitário Rota, foram até o local com a moto aquática, mas não conseguiram trazer a rede para a margem, devido ao tamanho das ondas, entretanto as tartarugas já estavam mortas, e somente uma foi retirada da rede.
É comum nesta época do ano pescadores armarem suas redes por conta dos cardumes de tainhas e virem a prenderem em suas redes outros animais, como botos, baleias e tartarugas. Foi formalizada uma denúncia junto a Policia Ambiental de Joinville, responsável pela fiscalização, para que seja feita apreensão de redes irregulares.
Créditos: Subtenente BM Evandro Rodrigues - Chefe de Socorro da 3ª/7ºBBM