Por Cb França - CCS em Quinta, 14 Junho 2018
Categoria: Notícias Institucionais

Traçando o próprio caminho: CBMSC completa 15 anos de emancipação

A atividade do Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina começou em conjunto com a Polícia Militar nos anos de 1926. Apesar disso,nos idos de 1910, a atividade já existia no estado em conjunto com a força de segurança pública. Em 2003, mais precisamente no dia 13 de junho, por meio da Emenda Constitucional n°33, a Assembleia Legislativa, aprovou a emancipação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Dessa forma, com a autonomia administrativa e financeira a instituição passou a traçar o próprio caminho.

De acordo com as informações do Comando-Geral, em nota aos Bombeiros Militares e Comunitários, em 2003, apenas 55 municípios catarinenses contavam com quartéis do Corpo de Bombeiros Militar. Hoje, são 135 municípios com quartel próprio. Em outros 272 municípios o Corpo de Bombeiros Militar atende ocorrências e faz atividades preventivas por intermédio de convênios com os executivos municipais, aplicando as legislações federal e estadual vigentes.

Para o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel João Valério Borges, foi possível, ao longo dos anos, ampliar de maneira bastante significativa o atendimento no território catarinense. “O segredo do nosso sucesso é a inovação. Inovamos de diversas formas, sempre com o objetivo que a sociedade seja bem atendida, sendo que, para isso, não medimos esforços para prestarmos um serviço cada vez mais de excelência”, disse em nota à corporação.

O Comandante-Geral ainda parabenizou os Bombeiros Militares, Comunitários e Civis Contratados pelo empenho e pelo trabalho que realizam diariamente no atendimento de ocorrências no estado. “Está em nosso planejamento estratégico até o ano de 2030: Ser uma corporação de excelência na prestação do serviço de bombeiros resguardando a vida o patrimônio e o meio ambiente catarinense,” completou.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Informações: Comando-Geral do CBMSC

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar.