PESQUISAR

CENTROS DE TREINAMENTO

Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde (CIRS)

Em construção em Chapecó, é projeto inovador no mundo, concebido em modelo de cooperação e gestão compartilhada foi criado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O local será um polo especializado na formação e capacitação continuada de bombeiros e profissionais de saúde. O local contará com um complexo de saúde, com estrutura similar a um hospital, permitindo a realização de simulações, contendo 12 salas. Nesse espaço, será possível o desenvolvimento de competências e habilidades durante todas as fases acadêmicas que compõem formação do profissional da área da saúde, permitindo ainda sua constante atualização pós formação. O CIRS impulsionará a pesquisa na área, construindo e compartilhando conhecimento que terá impacto direto em saúde pública.
O espaço ainda com áreas para simulação de ocorrências envolvendo veículos leves, pesados, composições férreas e aeronaves. Dentre os locais, destacam-se o túnel para atendimento em situações de baixa visibilidade e presença de fumaça, a ponte com tanque alagado e todas as demais áreas que simularão rodovias e áreas urbanas, com cruzamentos, guardrails, postes e demais estruturas. Além disso, permitirá pesquisas na área do Resgate Veicular, implementação de tecnologias que reduzam lesões em acidentes veiculares e fomentar a inovação no resgate veicular.
O centro de inovação em resgate e saúde foi concebido no modelo de cooperação e gestão compartilhada envolvendo o CBMSC, Prefeitura Municipal de Chapecó, Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS), Unochapecó, Udesc, UCEFF e Senac.
CIRS


Centro de Treinamento em Salvamento Aquático

Localizado em Itajaí, conta com um polo especializado na formação e capacitação continuada de bombeiros na área de salvamento aquático. O local conta com uma piscina semi-olímpica, um tanque de mergulho de 12 metros, sala de aula e alojamento, bem como de fácil acesso a rios e praias de vários tipos, oportunizando o contato mais variado possível nas atividades aquática.

SAq Itaja

 

Centro de Referência e Inovação em Combate a Incêndio (CRICI)

O CRICI do CBMSC é responsável pela formação e especialização de Bombeiros na atividade de Combate a Incêndios. Localizado em Laguna e inaugurado em Junho de 2018, possui simuladores específicos para as diversas etapas de formação, além de instrumentação para produção científica afeta a esta área de conhecimento. 

CIE Laguna


Centro de Treinamento em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC)

Localizado em Tijucas, conta com um polo especializado na formação e capacitação continuada de bombeiros na área de busca e resgate em estruturas colapsadas, com pista de treinamento de BREC, sala de aula, sala administrativa, área de convivência, almoxarifado e uma garagem.

Brec Tijucas

 

Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU)

O CRDU do CBMSC fica localizado em Xanxerê, sede do 14º Batalhão de Bombeiros Militar no Oeste de Santa Catarina. Foi inaugurado em Dezembro de 2013 no atual formato. O espaço deste Centro de Treinamento, que até então era utilizado apenas para a formação de cães de resgate, passou a ter um novo foco, especialmente dedicado na especialização de bombeiros na intervenção de áreas deslizadas. O CRDU é uma referência no que se refere ao treinamento de bombeiros para salvamentos em deslizamento de terra, ocorrência que já causou muitas perdas humanas e patrimoniais a Santa Catarina.

A estrutura do CRDU é completa para instrução. Composta por simuladores e pistas  de áreas deslizadas, além de sala de aula, refeitório, alojamentos e reserva de materiais.

CRDU

Também funciona no CRDU, desde 2018, o Laboratório de Estudos de Incêndios Florestais (LEIF). Equipado com uma mesa de simulação do fogo e outros equipamentos. Destina-se a pesquisa do comportamento do fogo nos diversos biomas catarinenses visando um trabalho cada vez mais preventivo.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Rua Almirante Lamego, 381, Centro, Florianópolis - SC | CEP: 88015-600

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193