Logo sem fundo

CBMSC comemora emancipação e promoção de praças e oficiais

 

Em vários batalhões do estado, a manhã de hoje, 13, foi marcada por solenidades alusivas aos 14 anos de emancipação do Corpo de Bombeiros Militar e também em virtude da assunção na carreira de praças e oficiais que foram promovidos. Apesar de existir há quase 91 anos no estado, executando serviços de salvamento e combate a incêndios, somente em 13 de junho de 2003, o Corpo de Bombeiros Militar conquistou a autonomia institucional.

 


 

 

Na capital, a solenidade foi no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, quando foram entregues medalhas por tempo de serviço e Comemorativas aos 90 anos da Insituição. As medalhas traduzem o reconhecimento pelo trabalho realizado junto à corporação Também aconteceu promoção funcional de praças e oficiais.

 

 

Além de outras autoridades civis e militares, a solenidade contou com a presença do vice-governador do estado, Eduardo Pinho Moreira, dos deputados estaduais Maurício Eskudlark e Leonel Pavan e do secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, os quais foram agraciados com a medalha dos 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar.

 

Em seu discurso, o comandante-geral enfatizou as conquistas do Corpo de Bombeiros Militar nos últimos anos. "Somos contemporâneos ainda, com 14 anos de autonomia institucional. Mas somos pioneiros no País, na qualidade de atendimento prestado á população", enfatizou.

 

 

 

Em todo estado foram promovidos os seguintes bombeiros:

 

 

PRAÇAS:

Soldado BM Rogério Pereira- promovido a Cabo BM

Cabo BM Adalberto Domingos Anacleto- promovido a 3° Sargento BM

Cabo BM Alexandre Ramos Miranda- promovido a 3° Sargento BM

Cabo BM Diogenes Andre Rodrigues da Silva- promovido a 3° Sargento BM

Cabo BM Fernando Eller da Cunha- promovido a 3° Sargento BM

Cabo BM Hardin Garry Hantschel- promovido a 3° Sargento BM

Cabo BM Jair Roberto Silveira- promovido a 3° Sargento BM

Cabo BM Jarbas Donizete Buchinger- promovido a 3° Sargento BM

Cabo BM Luciano Garcez- promovido a 3° Sargento BM

Cabo BM Luiz Paulo Urbano Junior- promovido a 3° Sargento BM

Cabo BM Marcos Leandro Dalaeste de Oliveira- promovido a 3° Sargento BM

Cabo BM Pablo Eliseu Coelho- promovido a 3° Sargento BM

OFICIAIS:

Major BM Deivid Nivaldo Vidal- promovido a Tenente Coronel BM

Capitão BM Willyan Fazzioni- promovido a Major BM

Capitão BM Sandro Fonseca- promovido a Major BM

Capitão BM Diogo de Souza Clarindo do- promovido a Major BM

Capitão BM José Ananias Carneiro- promovido a Major BM

Capitão BM Zevir Anibal Cipriano Júnior- promovido a Major BM

Capitão BM Roberto Weingartner- promovido a Major BM

Capitão BM Alcione Amilton de Fragas- promovido a Major BM

Capitão BM Fabiano Leandro dos Santos- promovido a Major BM

Capitão BM George de Vargas Ferreira- promovido a Major BM

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSO À GALERIA DE FOTOS DA SOLENIDADE EM FLORIANÓPOLIS, MAS APENAS PARA A REDE INTERNA DO CBMSC

 

Chapecó

 

Na manha da última sexta-feira (09/12) foi realizada na sede do 6° Batalhão em Chapecó a solenidade de comemoração do aniversário da emancipação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O evento contou com os seguintes atos: entrega de drone, adquirido com recursos do convênio, homenagens aos Bombeiros da Reserva Remunerada, homenagem aos ex-comandantes da unidade, entrega do diploma Amigo do Bombeiro, entrega da medalha comemorativa dos 90 anos do CBMSC.

 

 

A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, com o comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel BM Hilton de Souza Zeferino, e a participação dos deputados federais e estaduais que pertencem à região do 6º Batalhão de Bombeiros Militar.

 

 

 

 

 

Curitibanos

 

Em Curitibanos a solenidade também aconteceu na manhã desta terça-feira 12 na sede do 2° Batalhão de Bombeiros Militar. Durante a formatura, o cerimonial lembrou da atuação do Corpo de Bombeiros Militar em todo estado, atualmente,  presente em 132 municípios e  com efetivo de 2.464 bombeiros militares.

 

 

 

Entre os atos, foi realizada a formatura do Curso Básico de Atendimento a Emergências. O treinamento é disponibilizado para a comunidade em geral, prevenindo e preparando pessoas para atuação como agentes de proteção civil. O curso, com duração de 40 horas/aula, teve 21 alunos aprovados.

 

 

 

A formatura contou ainda com o ato de promoção de 16 Bombeiros Comunitários, que são integrantes da comunidade que, após passar pelos cursos de formação oferecidos pela corporação, prestam serviço de auxílio e apoio no atendimento de ocorrências, de forma voluntária. A promoção, simbolizada pelas insígnias com nós, representa o reconhecimento da corporação pelos serviços prestados pelo Bombeiro Comunitário.

 

 

 

Como forma de reconhecimento pelos bons serviços prestados, receberam elogio 12 bombeiros militares e um bombeiro comunitário pela atuação em uma ocorrência de incêndio no dia 02 de junho de 2017, em que resgataram de dentro da residência a proprietária, sendo efetuada sua retirada rápida e conduzida ao hospital para atendimento médico. Foram elogiados também os militares que atuaram em Rio do Sul efetuando o atendimento das vítimas das inundações e enchentes que atingiram aquela localidade do Vale do Itajaí.

 

 

 

O ponto alto da formatura foi a inauguração da galeria de ex-combatentes. Como forma de homenagear os militares que trabalharam em Curitibanos e foram para a reserva remunerada na cidade, o 2º Batalhão criou a galeria de fotos destes militares, em que, ficará gravada a memória dos bons serviços prestados.

 

 

 

 

 

 

CBMSC
marca governo
emergencia193 2
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
Quartel do Comando-Geral
Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48) 3251-9600