Logo sem fundo

CBMSC inova em transmissão ao vivo de provas de Resgate Veicular

 

O Centro de Comunicação Social- CCS do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina inovou ao transmitir ao vivo, via rede social Facebook, as provas do 2° Desafio Nacional de Resgate Veicular, em Chapecó, entre os dias 13 e 15 de julho. Em parceria com a Divisão de Tecnologia da Informação- DiTI, a equipe do CCS, composta por bombeiros militares e profissionais da comunicação, utilizou como base para as transmissões o ônibus APC- Auto Posto de Comando, com links de câmeras instaladas dentro do pavilhão onde acontecem as provas.

 

A parceria entre a DiTI e o CCS se estreita a cada situação em que o ônibus APC- Auto-Posto de Comando é usado no gerenciamento de situações de risco ou emergências de grande porte, como as cheias do início de junho em Rio do Sul no Alto Vale do Itajaí.

 

 

Responsável pela estruturação de captação e cortes das cenas, o Sargento BM Ewerton Luiz Oliveira, disse que a preparação para o início das transmissões já começou na primeira etapa da competição em Joaçaba. “Esta é uma conquista de toda a corporação, já que há bastante tempo estamos buscando tecnologias e mecanismos estruturais para possibilitar as transmissões.”

 

 

Com a narração do 1° Tenente Bruno Azevedo Lisboa, em parceria com o Major Maurício Ferro Corrêa, do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, as imagens das competições rodaram o mundo com comentários de bombeiros de outros países, como Portugal, por exemplo. “A narrativa das provas, aliada com as imagens transmitidas em tempo real, que mostram as técnicas de resgate veicular usadas pelas equipes, também servem como forma de compartilhamento e troca de experiências entre os profissionais da área”, disse Bruno.

 

 

A comunicação, enquanto ferramenta capaz de mudar doutrinas e atitudes nas pessoas, está sendo usada pelo Corpo de Bombeiros Militar catarinense para disseminar a cultura do resgate, além de aumentar o contato institucional com a população. “Em apenas um dia de transmissão ao vivo, nossos seguidores no Facebook já aumentaram em mais de mil,” comemora a 1° Tenente Heloísa Helena Battisti, chefe do Centro de Comunicação Social- CCS do CBMSC.

 

 

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM

CBMSC
marca governo
emergencia193 2
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
Quartel do Comando-Geral
Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48) 3251-9600