Logo sem fundo

10° BBM: práticas de busca e resgate em inundações e enxurradas

O último treinamento da Força-Tarefa do 10° Batalhão (São José) foi realizado com o tema Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas, que ocorreu em Santo Amaro da Imperatriz, no rio Cubatão.

 

CLIQUE AQUI para ver mais fotos.

 

 

 

A ação foi divida em dois momentos.No primeiro os membros da FT-10 tiveram oportunidade de treinar condução de embarcação, como desvirar um bote, como retirar uma vítima em um refluxo, resgate de vítima com lançamento de cabo de resgate, resgate de vítima com isca viva e ainda resgate com bote utilizando a técnica de resgate em “V”.

 

 

Em um segundo momento, os militares receberam uma breve instrução sobre os protocolos de uma operação em áreas de inundação ou enxurrada. Posterior a isso foi simulada uma ocorrência na qual haviam três vítimas perdidas no leito do rio Cubatão. A FT-10 teve que traçar estratégias de ação e separar a equipe em duas, uma de busca rápida pelas margens do rio e outra de busca lenta pelo leito do rio. Ao localizar as vítimas, tiveram que usar as técnicas aprendidas no treinamento para fazer o resgate.

 

 

 

A FT-10 contou com o apoio da Ativa Aventuras - Grande Florianópolis, empresa especializada em rafting localizada em Santo Amaro da Imperatriz, que cedeu seus guias e estrutura física para a realização do treinamento.

 

 

Créditos: 1° Tenente BM Marcelo Della Giustina da Silva - Chefe do B5 do 10º BBM

CBMSC
marca governo
emergencia193 2
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
Quartel do Comando-Geral
Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48) 3251-9600