Logo sem fundo

Bombeiros de SC representam Brasil em prova Colombiana

 

A Força-tarefa colombiana realizou entre os dias 5 e 9 de março, em Bogotá, capital da Colômbia, o exercício internacional de classificação INSARAG- (abreviação do inglês- International Search and Rescue Advisory Group: Grupo Internacional de Busca e Resgate) para certificação de equipes USAR (abreviação do inglês Urban Search and Rescue- Busca e Resgate Urbano) em nível médio. Membros da Coordenadoria da Força Tarefa do CBMSC, os tenentes Thiago Eloi Santos Sarraff (13°BBM) e Rubens José Babel Junior (5°BBM), representando o CBMSC e o Brasil, participaram como observadores da prova que conferiu à equipe USAR COL-1 o reconhecimento da INSARAG.

 

 

A prova visa avaliar a capacidade das equipes em ações de busca e resgate urbano para atuação fora de seu território, nos países membros das Nações Unidas. Para obter a certificação, uma equipe USAR precisa se classificar em níveis médio ou pesado, preenchendo todos os rigorosos pré-requisitos da referida doutrina estabelecido pelas guias INSARAG.

 

 

Os bombeiros de catarinenses acompanharam todo o exercício, desde o alerta simulado de terremoto na cidade de Lima, no Peru, ativação da sala de crise na Capital Colombiana, bem como, a ativação, mobilização, operação e desmobilização da equipe USAR COL-1. O exercício simulado ocorreu no Centro de Treinamento em Estruturas Colapsadas na cidade de Armênia, a 300 quilômetros da cidade de Bogotá.

 

 

 

Com o êxito na certificação, conferido por classificadores de países como Estados Unidos, Suíça, China, Espanha, França e Inglaterra, a equipe USAR COL-1, se tornou a 52ª equipe no mundo e a 4ª da América Latina, a estar apta para atuações em ações de Busca e Resgate Urbano em países sob a chancela das Nações Unidas.

 

 

Entenda o que é INSARAG e uma equipe USAR de nível médio.

A INSARAG é uma rede global de mais de 80 países e organizações sob a tutela das Nações Unidas. É responsável por questões relacionadas à Busca e Resgate Urbano (Urban Search and Rescue – USAR), com o objetivo de estabelecer padrões internacionais mínimos para as equipes USAR e metodologia para a coordenação internacional em resposta a desastres naturais. Esses padrões e metodologias são baseadas nas diretrizes da INSARAG adotadas pela Assembléia Geral das Nações Unidas em sua resolução 57/150 de 2002, intitulada "Fortalecer a eficácia e a coordenação da assistência internacional para busca e resgate em áreas urbanas ".

Uma equipe USAR de nível médio compreende cinco componentes exigidos pelas diretrizes INSARAG, isto é, Gestão, Logística, Busca, Resgate e Assistência Médica. Equipes USAR de nível médio têm a capacidade de realizar operações com técnicas especializadas em busca e resgate com estruturas colapsadas, com falhas de madeira pesada e/ou construção em concreto armado, incluindo estruturas reforçadas com aço estrutural. Elas também devem realizar operações de estabilização, elevação e escoramento.

Mais informações podem ser obtidas em: https://www.insarag.org/

CBMSC
emergencia193 2
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
Quartel do Comando-Geral
Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48)3665-7800