Logo sem fundo

Coordenadoria de Cinotecnia do CBMSC ministra aula inaugural no RJ

 

Desde o início da semana, quatorze militares do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro participam em Magé, no estado do Rio de Janeiro, do curso de Busca, Resgate e Salvamento com uso de cães. A aula magna foi ministrada nesta quarta-feira (09/05), pelo coordenador de Cionotecnia do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Major Walter Parizotto.

 

 

 

Major Parizotto explica que a parceria entre os Bombeiros Militares catarinenses e cariocas é de longa data. “Tanto é que o primeiro cão certificado do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro foi um filhote dos cães catarinenses. Hoje a parceria também se estende na área de formação e operacional, com atuação dos binômios em ocorrências de grande vulto.”

 

 

A seleção de profissionais para se tornarem condutores no Rio de Janeiro é bem rígida e exige dedicação exclusiva à atividade. Diferente do modelo adotado em Santa Catarina onde os cães são integrados à família dos Bombeiros e com ela convivem, no Rio de Janeiro, os cães são mantidos em canis da corporação. Os animais também passam por cuidados rígidos de inspeção sanitária e de saúde.

 

Informações e fotos: Major Walter Parizotto

Texto: Krislei Oechsler

Jornalista-CCS-CBMSC

CBMSC
emergencia193 2
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
Quartel do Comando-Geral
Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48)3665-7800