Logo sem fundo

Simulado: Forças-Tarefa são especializadas no atendimento de desastres

 

O Simulado Integrado de Santa Catarina, que começou nesta terça-feira (15/05) em Blumenau e em outros três municípios, reúne forças federais e do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil, Polícia Militar, Samu e outras instituições de segurança pública. A ação busca integrar, em ações simuladas, as instituições de resgate e promover o treinamento técnico e operacional dos profissionais que atuam nas áreas de socorro a vítimas de desastres naturais. Em muitas situações, as ocorrências simuladas lembram as cenas da última grande tragédia climática que acometeu a região do Vale do Itajaí em 2008, deixando famílias desabrigadas e muitas vítimas por deslizamentos de terra e pessoas presas a escombros.

 

O Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal explica que desde 2008 a corporação evoluiu consideravelmente no preparo de profissionais para socorro a vítimas e respostas a desastres climáticos. “A principal evolução foi a criação das Forças-tarefas, que são equipes especializadas no atendimento às populações atingidas, fornecendo uma resposta adequada às situações de desastres, com autonomia para se deslocarem para uma região e lá permanecerem até o restabelecimento da situação de normalidade.”

 

Durante a atividade de simulado, as Forças-Tarefa terão atuação intensa, no resgate de pessoas, acesso a locais isolados e outras situações.

 

Os treinamentos começam a ser intensificados a partir da noite de hoje (15/05).

 

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Soldado BM Jackson Jacques

CBMSC
emergencia193 2
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
Quartel do Comando-Geral
Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48)3665-7800