Logo sem fundo

Simulado: Atuação conjunta em Pomerode resgata quatro vítimas.

 

 

As cerca de mil pessoas, entre Bombeiros Militares, integrantes do Exército Brasileiro, Policiais, profissionais do Samu e outros que atuam na resposta e no socorro de vítimas a desastres estiveram mobilizadas nas operações desta quarta-feira, 16/05. As cenas simuladas aconteceram simultaneamente em Gaspar,Pomerode, Itajaí e Blumenau.

 

 

Em Pomerode, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar atuaram em conjunto com os Bombeiros Voluntários da cidade e com apoio do Exército Brasileiro. A ocorrência simulava o soterramento de duas residências pelo deslizamento de uma encosta, resultando em quatro vítimas. Duas vítimas feridas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros Militar e Bombeiros Voluntários e posteriormente encaminhadas para atendimento médico no hospital de campanha do SAMU. Outras duas, teriam ficado soterradas em meio ao barro.

 

O cão de buscas Iron, conduzido pelo soldado Josclei de Chapecó, sinalizou o possível local onde estariam as vítimas. Com auxílio de um caminhão pipa e cerca de 20 soldados do Exército Brasileiro, a Força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar montou um sistema hidráulico e circular para retirada da terra e acesso aos corpos.

 

O Tenente Dummel, comandante da Força-tarefa, explica que o objetivo do sistema é, com uso da motobomba, fazer circular a água que estava sendo captada de um buraco aberto com ajuda de uma retroescavadeira e jogar água contra a estrutura soterrada. “Numa situação real a água pode ser captada de um rio, lagoa ou até de um caminhão pipa. O objetivo é reaproveitar a água e lavar a área desmoronada para retirada de terra e sedimentos, em busca dos corpos das vítimas.” 

 

 

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Soldado BM Jackson Jacques.

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar.

CBMSC
emergencia193 2
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
Quartel do Comando-Geral
Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48)3665-7800