Logo sem fundo

Curitibanos: Alunos Soldados concluem módulo de Produtos Perigosos

 

Faltando menos de dois meses para o final do curso de formação de soldados (CFSd), os alunos da Unidade de Ensino Fora da Sede (UEFS) de Curitibanos concluíram o módulo de Produtos Perigosos, com atividades ministradas pelo Capitão Tadeu Luiz Alonso Pelozzio e Tenente Maurício de Souza. As atividades práticas e teóricas foram aplicadas entre os dias 1º e 5 de outubro, no quartel do 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

 

 

A semana foi iniciada com a parte teórica da disciplina, com conceitos básicos de como dimensionar e administrar casos de acidentes com produtos perigosos, ou seja, produtos de origem química, biológica ou radiológica que apresentem risco potencial à vida, à saúde e ao meio ambiente. Os alunos soldados também aprenderam como interpretar o painel de segurança, os rótulos de risco, sobre a correta utilização da roupa de encapsulamento e em quais casos ela deve ser utilizada. Após o estudo teórico, os alunos puderam aplicar as instruções em aulas práticas.

 

 

Os instrutores compartilharam seus conhecimentos com a turma, apresentando todos os equipamentos usados pelo Corpo de Bombeiros Militar e como utilizá-los da melhor forma durante as operações. Ao final do treinamento, foram realizados simulados para instigar o aprendizado do alunos em diversas situações de acidentes com produtos perigosos.

 

 

Uma das etapas práticas simulou a descontaminação dos Bombeiros e socorristas durante a evacuação da “zona quente” (local imediato da contaminação, onde há perigo constante). Encerrando o módulo, foram promovidas avaliações para medir o grau de aprendizado geral e de cada aluno, com a aplicação de uma prova teórica individual e uma prática em grupo. O conhecimento técnico em produtos perigosos costuma ser aplicado em casos de acidentes que envolvam veículos com carregamento químico, acidentes em indústrias, vazamento de gases tóxicos (inclusive GLP), entre outros, visando o bem estar das vítimas e a redução de impactos ao meio ambiente.

 

 

Créditos: 2º Tenente BM Luíza Fregapani Silva – Chefe B5 do 2º BBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

CBMSC
emergencia193 2
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
Quartel do Comando-Geral
Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48)3665-7800