Logo sem fundo

Oficial da Marinha portuguesa palestra para Bombeiros do CBMSC


A fim de ampliar a integração entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e as forças militares de outros países, o CBMSC convidou a pesquisadora portuguesa Olga Sofia Gaboleiro Marques para troca de conhecimento científico nesta terça-feira (4/12). Olga é Tenente da Marinha de Guerra Portuguesa, Chefe de Serviço de Assistência a Banhistas – ISN, formadora de Guarda-Vidas, pesquisadora e Doutora em Ciências do Desporto, entre outras atribuições. A palestra foi promovida no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis.

 

 

Olga está em visita à Santa Catarina durante uma semana e participou de diversas atividades. Na segunda-feira (3/12), a pesquisadora fez parte da banca avaliadora do Trabalho de Conclusão de Curso do 4º CFO – Curso de Formação de Oficiais. A banca também foi composta pelo Coronel BM da Reserva Remunerada Mocelin, com largo conhecimento em Salvamento Aquático e vasta experiência nessa área de atuação e orientador o segundo Tenente BM Manoel, com anos de experiência em Salvamento Aquático.

 

Na terça-feira (4/12), a Tenente ministrou palestras sobre as principais características do serviço de salvamento aquático em Portugal. Uma das pioneiras em pesquisas de salvamento aquático no país, Olga discursou com propriedade sobre o tema, além de explicar sobre o curso de formação de Guarda-Vidas, legislação pertinente, e principais características, como a vinculação empregatícia. A pesquisadora também esclareceu dúvidas dos Cadetes sobre os principais aspectos divergentes e convergentes no resgate aquático, em Santa Catarina e Portugal.

 

 

A Oficial portuguesa visitou o quartel do GBS – Grupo de Busca e Salvamento – nesta quarta-feira (5/12), para um Treinamento de Condução Naval com o Capitão BM Bruno, possuidor de amplo conhecimento e pesquisador na área. Nesta quinta-feira (6/12), o Capitão BM Bruno apresentará as práticas do serviço nas praias de Florianópolis, encerrando a visita da pesquisadora ao Estado na sexta-feira (7/12).

A integração com forças militares de outros países é importante e demonstra o interesse da corporação em formar oficiais bem preparados, além de reforçar a preocupação com a pesquisa científica que tem sido cada vez mais presente no CBMSC.

 


Créditos: Cadete BM Greison Rocha Bitencourt - Aux do B5 Acadêmico
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

CBMSC
emergencia193 2
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
Quartel do Comando-Geral
Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48)3665-7800
ccs@cbm.sc.gov.br