Logo pqueno

Balneário Barra do Sul realiza simulado de salvamento aquático com auxílio de RPA (Drone)

No último sábado, 08, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), sediado em Balneário Barra do Sul, realizou um simulado de salvamento aquático, com auxílio da Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), popularmente conhecido como drone - Hórus 29, equipada com sistema de boia, chamado "FLY TUBE", desenvolvido por um militar da coordenadoria de RPA/CBMSC. O sistema é composto por uma boia que é ligada ao Drone e transportada até a vítima em situação de perigo, garantindo assim a rápida flutuabilidade, até a chegada dos guarda vidas, o que diminui o risco de afogamento. O simulado contou com o auxílio de militares e guarda-vidas civis.

A aeronave Hórus 29 - Phanton 3 Standart, é uma das diversas RPAs do CBMSC. Entrou em operação nas praias de Balneário Barra do Sul e Barra do Itapocu, no norte do estado, áreas vinculadas ao 7º Batalhão de Bombeiros Militar – Itajaí, no início do mês de janeiro e vem desempenhando bons resultados nas rondas e prevenções.

A aplicação de novas tecnologias tornou-se uma grande aliada em operações de busca e resgate de vítimas e, neste contexto, o Grupamento de Balneário Barra do Sul utiliza a ferramenta, concomitante ao serviço de guarda-vidas civis, nas rondas e prevenções, identificando correntes de retorno, banhistas em áreas de risco, movimento nas praias e em salvamentos.

Créditos:
Texto e fotos: Da Silveira - Soldado
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

CBMSC
emergencia193 2
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
Quartel do Comando-Geral
Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600
Acesse aqui os telefones de contato