Logo sem fundo

A importância dos Sistemas Preventivos Contra Incêndios

 

A existência dos Sistemas Preventivos Contra Incêndios pode realmente fazer a diferença em casos de sinistros, garantindo uma ação mais rápida e eficaz dos bombeiros e auxiliando no salvamento de vidas. Foi o que aconteceu em Tubarão, no fim da tarde desta quarta-feira, 22, quando um prédio residencial do Centro da cidade pegou fogo. As pessoas que estavam no prédio foram orientadas a deixarem seus apartamentos através da escada enclausurada e assim, conseguiram sair ilesas do local.

 

 

De acordo com o Tenente Coronel Marcos Aurélio Barcelos, comandante do 8° Batalhão de Bombeiros Militar em Tubarão, a edificação estava em dia com os Sistemas de Segurança Contra incêndio, os quais funcionaram perfeitamente quando foram acionados pelas equipes do Corpo de Bombeiros. Barcelos explica como a escada foi fundamental para salvar vidas e combater o fogo. “As equipes de resgate e combate às chamas do Corpo de Bombeiros conseguiram usar a escada tanto para conduzir as pessoas em segurança para fora do prédio, como para chegar ao andar incendiado. De lá, com auxílio dos equipamentos de respiração autônoma, progrediram no combate ao fogo até chegar ao foco do incêndio e controlá-lo,” explica. O sistema hidráulico, composto de equipamentos de mangueiras e hidrantes de parede, também foi de grande valia para a operação de combate às chamas, pois os bombeiros o utilizaram para o recalque de água até o pavimento incendiado.

 

 

Ao todo 5 pessoas foram resgatadas, 3 delas foram encaminhadas aos hospitais da região por terem inalado grande quantidade de fumaça. “Pela proporção do incêndio uma soma de fatores fez com que não houvessem vítimas graves ou fatais. Uma delas certamente foi o Sistema Preventivo. Por isso, é importante que os bombeiros possam continuar atuando na orientação e fiscalização dos itens de segurança para dirimir os riscos à sociedade,” conclui Barcelos.

 

O incêndio

 

 

Passava das 17h quando os bombeiros de Tubarão foram acionados. Após chegada das primeiras equipes, o comandante da operação percebeu a necessidade de solicitar apoio de profissionais de cidades vizinhas. Por isso, equipes de Capivari de Baixo também auxiliaram na ocorrência.

 

As chamas começaram num dos quartos do apartamento situado no sétimo andar e rapidamente se espalharam para o restante dos cômodos e para andares superiores. O primeiro trabalho dos bombeiros foi de resgatar os moradores e se certificar de que não havia riscos para os prédios vizinhos, enquanto as equipes dos caminhões adentraram à edificação para iniciar o combate às chamas. Esta equipe avançou aos poucos, confinou o fogo no cômodo de origem e conseguiu extinguir os focos. Posteriormente, foi realizado o rescaldo para garantir que não houvessem novas ignições na noite ou madrugada. O apartamento ficou bastante danificado e os demais muito sujos em virtude da fumaça.

 

Na manhã de hoje uma equipe de peritos do Corpo de Bombeiros Militar foi ao local para coletar material. Após as análises será possível detectar como o fogo começou.

 

 Fotos: Priscila Loch e Priscila Ladislau

Texto: Krislei Oechsler

Jornalista- CCS-CBMSC

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar

48- 98843-4427 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CBMSC
emergencia193 2
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
Quartel do Comando-Geral
Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48)3665-7800
ccs@cbm.sc.gov.br