Logo sem fundo

Arcanjo 03: Dois anos de serviços prestados à população

 

Na manhã do dia (04/10), em Blumenau, na sede do hangar FlyJet junto ao aeródromo da cidade, foi realizada a solenidade em comemoração ao aniversário de dois anos do Arcanjo 03. A aeronave é utilizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em parceria com Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), nos casos de urgência e emergência, no transporte de órgãos e em operação. A aeronave fica sediada em Blumenau e atua nas regiões do Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí e litoral norte do Estado.

 

 

Apesar do pouco tempo de atuação, o Arcanjo 03 sediado em Blumenau, já atendeu a mais de 730 ocorrências, entre salvamentos, atendimentos pré-hospitalares e transportes de órgãos para transplantes. Se contabilizarmos todos os atendimentos feitos pelo BOA- Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, que já tem sete anos de atuação, com as aeronaves sediadas em Blumenau e Florianópolis, o número de ocorrências atendidas passa de 6 mil casos. As aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar, sendo dois helicópteros e dois aviões, têm como missão atuar no serviço de resgate em acidentes de trânsito graves, paradas cardiorrespiratórias, afogamentos  e outros casos em que há necessidade de suporte avançado à vida ou transporte de órgãos ou pessoas.

 

 

O momento marcante na solenidade em Blumenau foi o encontro entre algumas vítimas atendidas pelo Arcanjo e os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar e do Samu. Uma das vítimas foi um menino oito anos, que sofreu um acidente doméstico com traumatismo craniano, ele foi socorrido e reanimado pela equipe do Arcanjo 03 e compareceu à solenidade praticamente restabelecido. O mesmo aconteceu com um jovem de 25 anos, que sofreu um acidente de trânsito grave em Blumenau e foi levado pela aeronave ao hospital, se reestabelecendo depois de várias intervenções cirúrgicas.

 

Medalhas e condecorações

 

 

O evento também contou com a entrega de medalhas, condecorações, reconhecimento de instituições parceiras e agradecimento aos servidores administrativos que se destacaram na prestação de serviços em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.

 

 

Receberam a medalha de Mérito da Aviação Bombeiro Militar os ex secretários de estado da saúde, Roberto Hess de Souza, Tania Eberhardt e Dalmo Claro de Oliveira. Além dos Bombeiros na ativa, Capitão BM André Luis Hach Pratts e Sargento Cristiano Casa

 

 

A medalha de Mérito de Atendimento Pré-hospitalar foi concedida ao Coronel BMRR, Marcos de Oliveira, ex-comandante-geral do CBMSC, para a médica Caroline Bernardo Fontes, que atua na aeronave Arcanjo 03 e ao enfermeiro Jorge Rafael Schlemper e ao Tenente BM Jair Pereira dos Santos Junior.

 

 

A medalha de Mérito de Salvamento Aquático foi concedida ao Capitão BM André Luis Hach Pratts e ao Cabo BM Jair Roberto Silveira.  

 

 

 

Diversas autoridades civis e militares prestigiaram o evento em Blumenau, incluindo o cônsul honorário e o embaixador da República Tcheca.

Confira aqui a galeria de fotos.

 

Texto: Mariana Hendler- Estagiária
Krislei Oechsler- Jornalista
Fotos: Tiago Moritz- Soldado BM

CBMSC
marca governo
emergencia193 2
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
Quartel do Comando-Geral
Rua Almirante Lamego, 381, Centro
Florianópolis - SC | CEP: 88015-600 | (48) 3251-9600